Chuvas intensas vão atingir todo o Nordeste do Brasil nos próximos dias: risco de alagamentos e inundações
A combinação da atuação de um canal de umidade e das fases 1 e 2 da Oscilação Madden-Julian deixa a região Nordeste em alerta para chuva forte e bastante volumosa nos próximos dias.
Desde o início da semana um canal de umidade se formou sobre a região centro-norte do Brasil. Este canal de umidade está associado ao deslocamento de uma frente fria no oceano Atlântico, próximo à costa do Sudeste, e já trouxe chuva volumosa em diversas partes do país, chegando a deixar 19 estados em alerta.
A partir da quarta-feira (08), o canal de umidade se desloca para norte e, somado à atuação de um outro fenômeno climático, aumenta o potencial de chuvas volumosas no Norte e especialmente no Nordeste. Confira agora os detalhes da previsão para quinta-feira (09), sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12) na região, baseada no modelo de confiança da Meteored | Tempo.com.
Quinta-feira
A quinta-feira (09) será de tempo encoberto em praticamente todo o Nordeste do Brasil, com chuvas pontuais na Bahia, Piauí e Maranhão na parte da manhã. À tarde a probabilidade de chuva aumenta na região, como mostra a previsão do ECMWF para às 15h.
As maiores probabilidades de chuva são na costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, sul do Piauí e na porção oeste da Bahia. Essa chuva pode ocorrer na forma de tempestades isoladas, e o risco de tempestade aumenta no decorrer dos dias.
Sexta-feira
A sexta-feira (10) amanhece com tempo encoberto e chuvas isoladas no período da manhã. As chuvas se espalham pela região durante a tarde, e começam a avançar de sudoeste para nordeste na forma de uma linha de tempestades. As chuvas ganham força à noite, também na forma de tempestades, quando são esperados os maiores volumes, como vemos na previsão do ECMWF para às 22h.
As áreas mais afetadas pelas chuvas na sexta (10) compreendem a faixa entre Caxias (MA), Petrolina (PE) e Salvador (BA).
Sábado
A madrugada de sábado (11) será de alerta para risco de tempestades na mesma faixa de chuva na imagem anterior, entre o Maranhão, Pernambuco e Bahia. No decorrer da manhã, o risco de tempestades diminui em grande parte da região, porém, o período da tarde será de uma nova rodada de tempestades, que afetarão principalmente o estado da Bahia.
O mapa acima mostra a previsão de densidade de raios (escala de cores) do modelo ECMWF para às 15h, além do campo de pressão (linhas brancas). A densidade de raios é um indicador de severidade das tempestades e destaca-se o risco de tempestades com chuvas intensas principalmente para a região entre Feira de Santana e Salvador (BA), onde as cores mais avermelhadas indicam maior densidade de raios.
Domingo
Os alertas de tempestades intensas estão mantidos para o domingo (12), podendo ocorrer em todos os estados da região Nordeste ao longo da tarde, mas principalmente nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Atenção especial para a Bahia, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas intensas desta semana, onde há previsão de tempestades até à noite, principalmente na parte oeste do estado.
Os acumulados de chuva até o início da segunda-feira (13), previstos pelo ECMWF, podem chegar aos 200 mm em algumas regiões, como destacado no mapa abaixo. No Nordeste, os maiores acumulados se estendem por uma faixa que abrange desde o centro-norte do Maranhão, centro do Piauí e grande parte da Bahia, incluindo o norte, região metropolitana de Salvador e o sul do estado. Esses acumulados superam a média climatológica do mês de Janeiro em muitas cidades, e têm, portanto, potencial de causar grandes transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em locais de risco.
Além disso, a próxima semana, entre os dias 13 e 20, será a mais chuvosa do mês de Janeiro na região Nordeste. As tendências mais recentes do modelo ECMWF, no mapa abaixo, indicam anomalias entre 60 e 90 mm acima da média em grande parte do Nordeste, como é representado pela escala de cores em verde no mapa.
A seguir, veremos como isso está relacionado à atuação de um fenômeno climático intrasazonal bastante conhecido.
O papel da Oscilação Madden-Julian nas chuvas do Nordeste
Como já falamos bastante aqui na Meteored | Tempo.com, a Oscilação Madden-Julian (MJO) é um fenômeno climático caracterizado por uma célula de convecção tropical que se desloca de oeste para leste ao longo da região equatorial em ciclos de 30 a 60 dias. Essa oscilação origina-se no Oceano Índico e influencia a circulação atmosférica global à medida que avança, atravessando oceanos e continentes.
No Brasil, a MJO altera os movimentos ascendentes (para cima) e descendentes (para baixo) do ar, impactando a formação de chuvas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste quando ativa em suas fases 1, 2 e 8. Isso favorece e intensifica sistemas meteorológicos causadores de chuava, como corredores de umidade e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumentando as chuvas nessas áreas.
A imagem abaixo, à esquerda, representa a previsão da MJO no chamado diagrama de fases. Como pode ser observado na área destacada pelo quadrado vermelho, a MJO estará atuando nas fase 1 e 2 entre os dias 05 e 19. O impacto nas anomalias de chuva da atuação da MJO nestas fases está destacado em vermelho nos mapas à direita. Nestes mapas, as cores em verde e azul representam anomalias positivas, enquanto os tons em marrom representam anomalias negativas. Nestes campos, o favorecimento da precipitação se torna evidente, especialmente sobre a região Nordeste.
A climatologia do mês de Janeiro mostra que a maior parte do Nordeste tem precipitação média abaixo dos 150 mm, com exceção de algumas regiões como o sul da Bahia. Desta forma, apenas os acumulados previstos até o final desta semana já serão suficientes para ultrapassar a média do mês em diversos locais, deixando a região em alerta para transtornos.
Como há previsão de bastante chuva também para a próxima semana, a população deve permanecer em alerta e no caso de emergência climática, é necessário acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil da sua região. Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com e mantenha-se seguro.