Chuvas intensas, volumosas e tempestades marcam a Região Sul nos primeiros dias de janeiro
Uma nova massa de ar frio vai atuar na Região Sul e proporcionar uma nova queda das temperaturas no Sul do Brasil. Além disso, chuvas de até forte intensidade deixam alertas para o leste da região.
O ano de 2024 começou com uma massa de ar mais frio na Região Sul, que logo se deslocou para o oceano, contribuindo para o transporte de umidade para o nordeste do Rio Grande do Sul e para o leste de Santa Catarina e do Paraná, resultando no tempo nublado e com chuva fraca muito pontual e de curta duração.
Com o afastamento da massa de ar frio para o oceano, uma região de cavado consegue se formar e trazer de volta as chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer com tempestades, nos próximos dias. Esse mesmo sistema evolui para uma frente fria no oceano, mas na altura do Sudeste, o que permite a atuação de uma massa de ar frio sobre a Região Sul, que se desloca rapidamente para o oceano e favorece a atuação dos ventos de leste e a ocorrência das chuvas em boa parte das localidades do leste.
Confira os detalhes da previsão do tempo, que traz os alertas de chuva forte, para o risco de tempestades pontuais e de acumulados de 150 até mais de 200 mm até a sexta-feira (05).
Alertas e destaques da previsão do tempo para a Região Sul
Terça-feira, 02 de janeiro
No início da manhã, uma região de cavado começa a se formar e chuvas de fraca intensidade ocorrem de forma pontual no norte do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, os ventos de leste deixam o tempo nublado no leste da Região Sul, com possibilidade de chuvas fraca e pontual na faixa de Santa Catarina entre o Florianópolis e o norte do estado.
No decorrer da manhã, as instabilidades se desenvolvem mais e provocam chuvas de até forte intensidade entre o norte gaúcho e o território catarinense. Há possibilidade de chuvas forte no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná. No fim do período e no início da tarde, as instabilidades atuam em boa parte de Santa Catarina, levando risco de pancadas de forte intensidade e tempestades pontuais para o meio-oeste catarinense e porção central. O litoral norte Rio Grande do Sul tem previsão de chuva moderada e, na região de Porto Alegre, chove com fraca intensidade, bem como em todo o leste de Santa Catarina.
No período da tarde, alerta de pancadas de até forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, e de tempestades pontuais no oeste do Paraná, onde há previsão de pancadas isoladas nas demais regiões do estado.
No período da noite, as chuvas cessam em boa parte da Região Sul, com tempo ainda instável e com chuvas fraca no centro-leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná.
Quarta-feira, 03 de janeiro
Com a atuação da massa de ar frio mais ao sul no oceano e da atuação de uma região de cavado no leste da Região Sul, o tempo fica nublado em todo o Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. A nebulosidade é menos densa no interior e mais fechada nas áreas do leste.
Assim, pela manhã, há previsão de chuva fraca e pontual no leste do Rio Grande do Sul, de chuva fraca a moderada no leste de Santa Catarina e de fraca intensidade no litoral do Paraná.
A partir do fim da manhã e início da tarde, as chuvas aumentam no leste e no oeste de Santa Catarina e passam a ocorrer em todas as regiões do Paraná. Há potencial de chuvas intensas e de tempestades. No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem no leste com fraca a moderada intensidade, de forma mais pontual na maioria das localidades, sendo mais abrangentes somente no nordeste do estado mais próximo do território catarinense.
A partir do fim do dia, as chuvas ocorrem apenas em todo o leste de Santa Catarina e do Paraná, com fraca a moderada intensidade, levando risco de alagamentos.
Quinta-feira, 04 de janeiro
O tempo segue instável e com possibilidade de chuvas em toda a metade leste da Região Sul, incluindo a porção sul do Rio Grande do Sul.
Pela manhã, chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem de forma pontual no centro-leste do Rio Grande do Sul. No leste de Santa Catarina, a chuva é fraca e alterna com chuvisco. Já no norte catarinense e no litoral do Paraná, há potencial de chuvas de até forte intensidade. Na região de Curitiba, chove com fraca intensidade.
No período da tarde, as chuvas passam a ocorrer com maior intensidade e de forma mais abrangente em todo o leste e nordeste do Rio Grande do Sul, estendendo até o centro-sul de Santa Catarina. No leste catarinense e do Paraná, as chuvas variam de fraca a moderada intensidade.
No período da noite, a circulação dos ventos de leste ganham intensidade, aumentando a intensidade das desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná, com chuvas mais intensas e volumosas deixando em alerta toda a faixa leste de Santa Catarina.
Sexta-feira, 05 de janeiro
Na sexta-feira (05), há uma redução do potencial de chuvas em toda a Região Sul, no entanto, na madrugada e no período da manhã, a circulação dos ventos ainda proporciona chuvas intensas na faixa entre Florianópolis até o litoral do Paraná.
A partir da tarde, as chuvas reduzem e a nebulosidade em toda a metade leste da Região Sul se torna menos densa, possibilitando uma maior atuação do sol.