Chuvas na Região Sudeste serão frequentes e intensas nesta última semana de janeiro: elevado potencial para transtornos
A última semana de janeiro será marcado pelo elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades na Região Sudeste.
Nesta última semana de janeiro, as chuvas vão se manter frequentes e ocorrer de forma intensa no Sudeste do Brasil, o que mantém o potencial de transtornos por alagamentos, inundações, falta de energia, interrupção de vias e deslizamentos de terra.
Até a quarta-feira (29), as chuvas ocorrem de forma mais pontual, com instabilidades se desenvolvendo a partir da tarde e levando potencial de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade até o início da noite. Já na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31), a abrangência da precipitação aumenta, com maior intensidade também em algumas áreas da Região Sudeste. Até o fim da semana os acumulados podem passar dos 150 mm.
A seguir trazemos os detalhes da previsão e as áreas com maior risco e potencial para transtornos.
Alertas de chuvas intensas e de tempestades para a Região Sudeste
Na segunda (27) e terça-feira (28), o tempo fica nublado no estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo no litoral paulista e sobre o território fluminense já pela manhã. No interior de São Paulo, chuva fraca pontual pode ocorrer na primeira parte do dia.
A nebulosidade começa a se adensar e as instabilidades a ganharem forma já no início da tarde. A partir do meio da tarde até o início da noite, há alertas de chuvas intensas e de tempestades para todo o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, o Triângulo Mineiro, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
Na quarta-feira (29), o padrão de nebulosidade passa a demonstrar um aumento de umidade sobre o Sudeste do Brasil, com maior densidade de nuvens sobre toda a Região. Pela manhã, o potencial de chuva aumenta e há possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, na região de Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira.
As instabilidades se desenvolvem de forma mais lenta e menos explosiva, mas em uma área maior em comparação ao início da semana. A partir da tarde, há alerta para o risco de chuvas intensas e de tempestades no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em boa parte do estado de Minas Gerais, com exceção para a porção nordeste e áreas mais próximas do estado da Bahia.
A semana termina com maior potencial de chuva sobre o Brasil e, consequentemente, sobre o Sudeste do Brasil. Tanto na quinta (30) quanto na sexta-feira (31), o tempo fica nublado ao longo do dia e há potencial de chuvas já pela manhã de fraca intensidade sobre o estado de Minas Gerais, no norte e leste de São Paulo, e no Rio de Janeiro.
As chuvas aumentam a partir da tarde e deixam em alerta todo o estado de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, a precipitação ainda acontece de forma pontual, mas com risco de tempestades.