Chuvas na Região Sul continuam irregulares: quando voltam a atingir o RS, SC e o PR na totalidade?
O modelo de confiança da Meteored indica que as precipitações permaneçam irregulares na região Sul ao longo de grande parte de Janeiro, com retorno da normalidade apenas na última dezena do mês.
O ano de iniciou com chuvas irregulares sobre a região Sul do Brasil, e as projeções do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indicam que este cenário deve permanecer durante boa parte do mês.
As anomalias de precipitação para os primeiros cinco dias de Janeiro, no mapa abaixo, mostram um déficit de chuva em praticamente toda a região Sul. A exceção fica por conta da porção leste do Rio Grande do Sul, incluindo o sudeste de Santa Catarina, e alguns pontos do Paraná.
Neste caso, a anomalia corresponde à diferença entre a precipitação média dos cinco primeiros dias em relação à climatologia do mês como um todo, considerando o período de 1961 a 1990 como referência. Apesar de o mês estar apenas iniciando, as projeções do modelo europeu ECMWF indicam que este quadro permanecerá até o dia 20, pelo menos.
Quando as chuvas regulares retornam à Região Sul?
A rodada mais recente da previsão do modelo ECMWF, iniciada no domingo (05), mostra que a região Sul permanecerá com chuvas abaixo da média ao longo da maior parte do mês. Nos mapas abaixo, podemos ver a previsão de anomalia semanal de precipitação para os intervalos entre os dias 06 e 13 (à esquerda) e entre os dias 13 e 20 de Janeiro (à direita), onde a escala de cores em laranja representa anomalias negativas de chuva. Na região Sul as anomalias projetadas são da ordem de 30 a 60 mm abaixo do normal para as duas semanas citadas.
O retorno das chuvas regulares na região Sul se dá a partir da semana entre 20 e 27 de Janeiro, como indicam as tendências de anomalia de precipitação previstas pelo ECMWF, mostrado no mapa abaixo, à esquerda. Neste caso, a cor branca predomina em toda a região Sul, e representa padrões semanais que não diferem significativamente da média. Isso é interpretado como chuva dentro do normal, indicando o retorno das chuvas regulares na região Sul.
A normalidade das chuvas se mantém até a virada do mês entre os dias 27 de Janeiro e 03 de Fevereiro em grande parte da região Sul. É esperado que esta semana seja chuvosa especialmente no Rio Grande do Sul, que apresenta tendências de chuva acima do normal na maior parte do estado, como pode ser visto no mapa à direita do painel acima.
Oscilação Antártica e Oscilação Madden-Julian
O retorno das chuvas regulares na região Sul conta com a influência de dois fenômenos da escala intrasazonal: a Oscilação Antártica (AAO) e a Oscilação Madden-Julian (MJO).
A AAO é um padrão climático que descreve as variações na pressão atmosférica entre as latitudes médias e altas do Hemisfério Sul, influenciando os ventos e o clima na região polar e adjacente. Os modelos indicam previsão de fase negativa da AAO, o que favorece a passagem de sistemas transientes sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, incluindo ciclones, frentes frias e cavados.
A MJO, por sua vez, é um fenômeno climático que causa mudanças no padrão de chuvas e no vento nas regiões tropicais. Essas mudanças acontecem a cada 30 a 60 dias e causam perturbações que afetam o clima de várias partes do mundo. A previsão abaixo (à esquerda) indica que a MJO deve entrar na sua fase 3 a partir do dia 19, indicado pela seta vermelha. Entre os meses de Novembro a Março, a MJO na fase 3 favorece a precipitação no Sul do Brasil, como destacado pelo retângulo vermelho no painel à direita. Nestes mapas, as cores em verde e azul representam favorecimento da precipitação, enquanto os tons em marrom representam desfavorecimento.
Continue acompanhando as previsões do tempo e do clima com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com e mantenha-se atualizado!