Chuvas reduzem no Sudeste nessa semana, mas tempestades voltarão a atingir todos os estados em breve

Chuvas significativas serão registradas apenas em alguns municípios ao longo da semana, mas previsões indicam que tempestades fortes podem retornar já no próximo sábado e permanecer ao longo do fim de semana.

Após a passagem de um ciclone extratropical e sua frente fria associada nos últimos dias, boa parte da região Sudeste para de registrar chuvas intensas e volta a ficar com tempo firme. Há, no entanto, regiões que podem registrar chuvas fracas e pancadas rápida de chuva durante a tarde. Confira os detalhes para cada estado:

São Paulo

Em São Paulo, a semana será de tempo firme na maior parte do interior do estado, onde há baixa probabilidade de chuva. No entanto, algumas regiões continuarão registrando chuvas. Todo o litoral paulista pode continuar registrando chuvas fracas e chuvisco ao longo da semana, inclusive a região metropolitana da capital.

Previsão de acumulados totais de chuva até o fim da quinta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o fim da quinta-feira ilustra quais regiões permanecem sem chuvas. No litoral, chuvas fracas se formam, e há risco de pancadas ao noroeste.

Além disso, no norte do Estado, especialmente nos arredores de Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, pancadas rápidas de chuva e tempestades podem se formar durante a tarde, em situação típica do clima de verão.

Minas Gerais

Ao longo da semana, condições de tempo instável e tempestades rápidas continuam no Alto Paranaíba e no extremo noroeste de Minas Gerais, especialmente nos municípios próximos da divisa com Goiás. No extremo norte do Estado, em municípios próximos da Bahia, também há possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde.

Previsão de água precipitável.
Previsão de água precipitável mostra volumes baixos sobre o interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que implica numa baixíssima possibilidade de chuva sobre essas regiões.

No restante do Estado, inclusive na região metropolitana de Belo Horizonte, nuvens até podem se formar com baixa probabilidade de chuvisco durante a noite, mas num geral o tempo deve se manter predominantemente firme e seco ao longo desta semana.

Espírito Santo

No Espírito Santo, bastante nebulosidade vai se formar ao longo da semana, intercalada com períodos de céu um pouco mais aberto. Há possibilidade de chuvas fracas e chuvisco se formarem ao longo de toda a semana, mas não há previsão de tempestades muito intensas.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, bastante nebulosidade também pode se formar durante a semana, intercalada com períodos de tempo mais aberto. Existe a possibilidade de chuva fraca, mas o tempo firme e seco predomina na maior parte da semana.

Tempo começa a mudar na sexta-feira e tempestades retornam

Ao longo da sexta-feira (18), uma região de baixa pressão vai começar a se aprofundar sobre o continente. Já ao longo do dia, esse sistema pode causar pancadas de chuva mais intensas no interior de São Paulo.

No sábado (19), o sistema avançará e poderá causar tempestades generalizadas em boa parte de São Paulo e de Minas Gerais. Ao longo do domingo (20), as tempestades chegam também ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, o que significa que o fim de semana será chuvoso em toda a região Sudeste.

Previsão de chuvas e nebulosidade mostram tempestades retornando para o Sudeste ao longo do Sábado.
Previsão de chuvas e nebulosidade mostram tempestades retornando para o Sudeste ao longo do Sábado. Durante o fim de semana, as tempestades atingem todos os Estados da região.

Conforme essas tempestades avançam no próximo fim de semana, há risco de chuvas intensas, com rajadas fortes de vento, descargas elétricas e volumes altos de chuva. Há risco de novos cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

EM RESUMO, em São Paulo, o interior terá tempo firme, mas o litoral e áreas no norte do estado podem registrar chuva. Minas Gerais terá instabilidade no Alto Paranaíba e no extremo norte, com chuvas isoladas à tarde, enquanto o restante do estado terá tempo seco. No Rio de Janeiro e especialmente no Espírito Santo, há chance de chuvas fracas e bastante nebulosidade. A partir de sexta-feira (18), uma nova área de baixa pressão trará tempestades intensas para toda a região Sudeste, com risco de ventos fortes, raios e alagamentos.

Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo dos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.