Chuvas retornam e deixam alertas para o início da semana na Região Sul, após fim de semana mais seco e frio

Após um fim de semana que permanece frio e seco em toda a região Sul, tempestades podem retornar já na segunda-feira (27). Ainda assim, previsões indicam que o tempo firme retornará ainda durante a semana.

Com a passagem de um sistema frontal pelo sul do Brasil, tempestades e acumulados altíssimos de chuva estão se formando no Rio Grande do Sul, voltando a causar alagamentos e enchentes no Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva intensa e tempestade para a região Sul, com risco de cortes na energia elétrica, queda de árvores, enchentes, alagamentos, além de ocorrência de granizo e descargas elétricas.

Até o final desta sexta-feira (24), no entanto, o sistema deve se afastar em direção ao oceano Atlântico. Uma nebulosidade densa ainda se mantém e chuvas fracas podem se formar no litoral, especialmente do Paraná e de Santa Catarina. Ainda assim, o final de semana deve se manter firme e seco na maior parte dos municípios.

Previsão de precipitação e nebulosidade no Domingo (26).
Previsão de precipitação e nebulosidade no Domingo (26) mostra a presença de nuvens, porém sem chuva significativa na região Sul - exceto alguns litorais.

Em outras palavras, durante o sábado (25) e o domingo (26), a tendência é de tempo firme em praticamente toda a região Sul, o que traz um alívio breve para as chuvas intensas que têm assolado a região nos últimos dias.

onda de frio
Temperaturas mínimas previstas para o domingo.

No mesmo período, haverá uma queda brusca de temperaturas que fará as mínimas chegarem perto dos 0°C e causará geadas.

Segunda-feira: chuvas retornam à Região Sul

Infelizmente, o tempo não permanecerá firme por muito tempo. Já na segunda-feira (27), um cavado vai se aprofundar e evoluir para um ciclone e sua frente fria associada na altura da região Sul. O sistema vai se afastar em direção ao oceano Atlântico já no fim do dia.

alerta de chuva na região sul
Baixa pressão traz potencial de chuva de até forte intensidade para os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Ainda assim, há possibilidade de chuvas intensas e tempestades severas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. As chuvas podem causar alagamentos e enchentes novamente, além de queda de árvores devido às rajadas de vento, perdas em plantações devido ao granizo e descargas elétricas.

Tempo firme finalmente se estabelece nos dias seguintes

Na terça-feira (28), com o afastamento do sistema, o tempo vai ficando mais firme. Há apenas possibilidade de chuvas fracas com acumulados baixos, e gradualmente o sol e o tempo seco retornam para a maior parte dos municípios.

A partir da quarta-feira (29), há apenas a possibilidade de chuvas fracas concentradas na região litorânea, especialmente do Paraná e de Santa Catarina, mas com acumulados baixos que não devem causar grandes transtornos.

Previsão de precipitação e nebulosidade na Quarta-Feira (29).
Previsão de precipitação e nebulosidade na Quarta-Feira (29) mostra que, após o afastamento do sistema, o tempo fica aberto e seco em praticamente toda a região Sul.

Para o restante dos municípios que não estão próximos do litoral, o tempo permanece aberto, seco e sem previsão de chuvas, o que traz finalmente um alívio mais duradouro para o tempo severo que assola Estados como o Rio Grande do Sul. A tendência é de que o tempo continue firme até o fim de semana seguinte, o que significa que haverá pelo menos 4 a 5 dias de tempo firme.

EM RESUMO, espera-se que esse fim de semana (dias 25 e 26) seja de tempo firme no Sul. Após um breve retorno das tempestades na segunda-feira (27), o tempo volta a ficar firme na quarta-feira (29) e assim permanece durante o restante da semana que vem.

Há possibilidade de que as tempestades retornem no domingo (02), mas como a previsão ainda está distante, não deixe de acompanhar as próximas atualizações sobre a chuva na região Sul do Brasil aqui no site da Meteored | Tempo.com.