Chuvas retornam para o Sudeste e Centro-Oeste com risco de tempo severo! Sul continua sob alerta de chuva muito volumosa
Enquanto tempestades severas continuam se formando na região Sul ao longo dos próximos dias, uma frente fria pode quebrar o bloqueio durante o fim de semana, fazendo as temperaturas caírem no Sudeste e no Centro-Oeste.
O padrão meteorológico vai mudar bastante no Brasil ao longo dos próximos dias. As previsões indicam que, entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), um ciclone vai se formar entre a Argentina e o Uruguai. Na sequência, a frente fria associada ao fenômeno será capaz de quebrar o bloqueio atmosférico e avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste.
Com o avanço desse sistema frontal no domingo (19), haverá uma quebra do padrão meteorológico que persistiu por aproximadamente duas semanas: Tempestades mais expressivas voltam a se formar no Sudeste e no Centro-Oeste, e as temperaturas caem, trazendo um alívio para a onda de calor que vem assolando o país.
Alerta de chuvas muito intensas e tempestades severas no Sudeste e Centro-Oeste. Seria o fim da onda de calor?
Nesta quarta-feira (15), pancadas de chuva se formaram em pontos isolados do Sudeste e do Centro-Oeste. Este foi, no entanto, um acontecimento pontual que não irá, necessariamente, se repetir nos próximos dias.
A princípio, as previsões indicam que o tempo permanece aberto, seco e quente até o sábado (18), com temperaturas que continuam excedendo os 40 graus no Sudeste e no Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua com um alerta vigente para risco à saúde devido à onda de calor, já que as temperaturas permanecerão acima da média.
Com o avanço da frente fria no domingo (19), no entanto, o padrão deve mudar. O sistema causará tempestades severas em todo o Sudeste e Centro-Oeste. Os acumulados de chuva chegarão a 100 mm em pontos isolados, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados, no entanto, devem ser registrados no Rio de Janeiro - onde, pontualmente, as chuvas podem exceder os 100 mm.
Com o avanço da frente fria, entra também no país uma massa de ar frio que fará as temperaturas caírem em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, trazendo finalmente um alívio para a onda de calor que assola ambas as regiões.
Em São Paulo capital, por exemplo, espera-se mínima de 21ºC e máxima de 37ºC no sábado (18). Após a entrada da massa de ar frio, na segunda-feira (20), as temperaturas caem para uma mínima de 16ºC e máxima de 21ºC.
Região Sul continua sob alerta de tempo severo e elevado acumulado
Santa Catarina, sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul seguem em alerta para tempestades intensas nesta quinta (16), com acumulados de 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.
Ao longo dos próximos dias, a situação não muda - e tempestades severas podem inclusive atingir outros municípios que não estão sendo tão prejudicados pela chuva. Com a formação do ciclone, há previsão de acumulados altos que, até a segunda-feira (20), podem chegar a até 350 mm de chuva, especialmente no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Após o avanço da frente no domingo (19), o bloqueio se quebra e os sistemas que estavam se formando de maneira estacionária sobre o Sul deixam a região. Isso significa que, a partir de segunda (20), o tempo fica predominantemente seco e aberto no Sul.
A situação trará, finalmente, um alívio para municípios que estão sofrendo danos incalculáveis com as tempestades severas que tem atingido a região nas últimas semanas. O tempo mais seco deve perdurar por alguns dias, até que novos sistemas transientes se formem (o que pode acontecer já por volta do dia 23).
No entanto, como previsões de longo prazo perdem um pouco da sua acurácia, não deixe de acompanhar as atualizações e os alertas meteorológicos aqui no site da Meteored | Tempo.com.