Chuvas retornam para o Sul do Brasil: distribuição e acumulados nos próximos 5 dias
A primeira semana de julho será marcada por chuvas de intensidade fraca na Região Sul e temperaturas mínimas próximas de 2°C em alguns municípios. Confira a previsão detalhada.
Entramos no primeiro mês completo do inverno no Hemisfério Sul, onde a sua primeira semana será caracterizada por poucas chuvas e baixas temperaturas na Região Sul, associadas à atuação de uma massa de ar polar.
Confira a previsão detalhada para os próximos dias na Região Sul.
Terça-feira e quarta-feira
Durante a terça-feira (02), o tempo firme deve predominar em toda a região, sem probabilidade de chuva e com poucas nuvens ao longo do dia.
A partir da madrugada de quarta-feira (03), o cenário vai mudar devido à chegada de uma massa de ar polar, que favorece uma queda significativa de temperatura e condições de instabilidade que podem provocar chuva na Região Sul.
Porém, a previsão é de chuva com intensidade fraca ao longo da manhã de quarta-feira (03), principalmente no leste do estado do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre e Região Metropolitana. Ao longo da tarde, são esperadas pancadas de chuva pontualmente no centro-leste do Rio Grande do Sul.
E para os demais estados, Santa Catarina e Paraná, não há previsão de chuva durante a quarta-feira e o tempo tende a se manter firme com poucas nuvens.
Quinta-feira
Com a chegada da massa de ar polar, as temperaturas já começam a cair a partir da madrugada de quinta-feira (04)! As mínimas devem alcançar valores abaixo de 10°C no extremo sul da região.
No extremo sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas podem atingir os 4°C, em Porto Alegre a mínima prevista é de 12°C, 16°C em Florianópolis e 13°C em Curitiba. Nas regiões serranas da região Sul, a sensação térmica pode ser ainda menor.
Durante a quinta-feira (04), as chuvas de intensidade fraca se concentram no oeste do Rio Grande do Sul, se estendendo até o leste do estado, ao longo da tarde. No início da noite, a previsão é de chuvas pontuais na porção leste do estado. Os estados de Santa Catarina e Paraná seguem sem previsão de chuva nesta quinta-feira (04).
Sexta-feira
Para a sexta-feira (05), o tempo deve se assemelhar ao dia anterior, com previsão de chuva fraca ao longo da porção oeste, central e leste do Rio Grande do Sul. E sem acumulados de precipitação nos estados de Santa Catarina e Paraná.
No geral, não são esperados eventos de forte intensidade de chuva na Região Sul, onde o acumulado previsto para a semana é de até 60 milímetros, concentrados no centro-leste do Rio Grande do Sul.
Além disso, na madrugada do sábado (06), as temperaturas mínimas tendem a cair em todo o estado do Rio Grande do Sul. Em Bagé, a mínima prevista é de 2°C, em Pelotas é de 4°C e na capital Porto Alegre é de 11°C. Na capital catarinense, Florianópolis, a mínima deve ser de 15°C e em Curitiba é de 13°C.