Chuvas se concentram nas áreas litorâneas e no RS

Massa de ar seco se mantém atuante sobre boa parte do país. Ocorrência de chuvas somente nas áreas litorâneas e de fronteira do RS. Previsão de frio e muita chuva para o final da semana.

Ventos que sopram do oceano em direção a costa deixam o tempo nublado e com chuva somente nas regiões litorâneas do país.

No fim de semana a umidade ficou concentrada no Centro-Sul e extremo norte do país, com registro de chuva moderada no litoral de SC e do RS, e de chuva mais intensa no litoral nordestino, mais precisamente na BA, PE, CE e MA. Na porção mais central, o predomínio foi de tempo firme e ensolarado, com temperaturas acima dos 30°C no MS, MT e TO.

Previsão do tempo até quarta-feira

Nesta segunda-feira (07), o dia amanhece com bastante nebulosidade e chuva no leste do PR e litoral norte de SC, em decorrência dos ventos que sopram do oceano em direção a costa. No decorrer do dia essa circulação aumenta de intensidade e, entre o fim da manhã e o início da tarde, passa a chover desde o litoral norte do RS até o leste do PR, com maior intensidade para as regiões de Blumenau, Joinville e litoral paranaense. No restante do dia a tendência é de diminuição da chuva e manutenção da nebulosidade.

No Sudeste se observa a mesma condição, porém as chuvas mais intensas ocorrem no sul de SP e nos estado do RJ e do ES. Nas demais áreas do leste paulista a chuva ocorre de forma mais isolada e fraca, que não chega a ultrapassar a região metropolitana de São Paulo e atingir cidades mais do interior. No litoral leste do nordeste a situação é semelhante entre Porto Seguro e Aracaju. Já na porção norte, a chuva vem de forma volumosa ao longo do dia entre o Maranhão e o estado do AP.

Previsão do acumulado de chuva da segunda-feira (07) até a quarta-feira (09), segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (08), a circulação dos ventos que transportam umidade para o continente, se mantém no Sul e Sudeste, deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora do dia desde o litoral sul de SC até o estado do ES. No entanto, a previsão é de chuva mais intensa a partir da tarde no leste do PR e, mais para o fim do período, no litoral de SP, sul e norte do RJ e em todo o ES.

Além da atuação da circulação, outra condição que chama a atenção é a formação de uma área de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai, que durante a madrugada já pode provocar temporais no oeste do RS. Essas instabilidades não conseguem avançar muito pelo estado, mantendo o tempo nublado e com chuva ao longo do dia no oeste e mais para o fim do dia nas áreas mais ao sul. Os ventos ficam de quadrante norte, contribuindo para o aumento das temperaturas e ligeira sensação de calor no RS e oeste de SC e do PR.

Na quarta-feira (09), a nebulosidade se mantém no leste da Região Sul e do Sudeste, porém não previsão de chuva, com exceção para o estado do ES, onde chove ao de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Já no RS, as instabilidades do dia anterior se espalham, provocando pancadas de chuva isoladas a partir do fim da manhã em toda a metade sul, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre na parte da tarde.

Tendência para o restante da semana

Na madrugada de quinta-feira (10), um sistema de baixa pressão atmosférica se forma na Argentina e no Uruguai, provocando temporais já pela manhã no oeste gaúcho. No decorrer do dia, esse sistema começa a originar uma frente fria, que na sexta-feira (11), provoca chuva forte em toda a Região Sul. O avanço desse sistema nos dias seguintes contribui para a atuação de uma massa de ar polar que provoca a queda das temperaturas, trazendo sensação de bastante frio no sábado (12).