Chuvas se concentram no RS e no extremo norte do Brasil
Nos próximos dias as chuvas se concentram no extremo Norte e Sul do país, enquanto que nas demais áreas o tempo permanece quente e seco. Até quando irá persistir esse padrão? E o frio, quando chega?
Uma área de alta pressão atmosférica vem dificultando o avanço de frentes frias e deixando o tempo seco e quente em praticamente todo o país. Neste último fim de semana, se observou a atuação de um sistema frontal sobre o Uruguai e Argentina, que chegou ao Sul do Brasil nesta madrugada, provocando chuva de fraca a moderada intensidade no RS e aumento da nebulosidade em toda Região Sul e parte do Sudeste.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (30) o tempo fica instável no RS. A frente fria que chegou ao estado no fim da tarde de domingo, se mantém estacionária provocando chuva ao longo do dia em todo o território gaúcho. Entre o fim da manhã e início da tarde se observa um aumento da intensidade das chuvas no Oeste, Serra e região metropolitana de Porto Alegre, com diminuição no fim do dia. Em SC, chove forte no sul e leste do estado a partir da tarde.
No restante do país o predomínio é de sol e bastante calor, com máximas acima dos 30°C em todo o Centro-Oeste, interior do Nordeste, estado do PR e boa parte do Sudeste. Já no extremo norte, a ZCIT continua provocar bastante chuva desde Natal até o estado do AP. Entre Recife e Salvador, os ventos que sopram do oceano, deixam o tempo nublado e chuvoso, com maiores acumulados previstos para a capital pernambucana e Maceió. O mesmo se observa entre o norte do ES e o sul da BA, porém com menor intensidade.
Na terça-feira (01), a frente fria consegue avançar pelo Sul, porém esse deslocamento ocorre de forma costeira, o que não proporciona chuvas abrangentes no interior da Região. No RS o dia fica nublado, com previsão de chuva a qualquer, que alterna com períodos de melhoria. Em SC, tempo nublado e chuva ao longo do dia somente no sul e leste. No PR, chove somente no leste, nas demais áreas o sol aparece entre muitas nuvens e a sensação é de abafamento.
Previsão de chuva também para o estado de SP, onde o mesmo sistema contribui para aumento da nebulosidade e chuvas isoladas na parte da tarde, no leste e no norte do estado. No Norte e Nordeste as chuvas diminuem de intensidade no litoral norte. No entanto se observa um aumento na faixa entre Salvador e Maceió.
Na quarta-feira (02), as chuvas diminuem na porção norte do país, mas ainda há previsão de chuva ao longo do dia entre o Maranhão e o estado do AP. No litoral leste do Nordeste, o tempo fica mais firme com exceção para a faixa entre Porto Seguro e Salvador, onde o tempo fica nublado e chuvoso.
Na Região Sul, instabilidades que se formam na Argentina, se deslocam em direção ao RS, provocando bastante chuva no oeste. No restante do estado o tempo segue nublado e com chuva ao longo do dia. Somente no noroeste, onde o tempo fica mais firme e a sensação é de abafamento. Condição esta, também observada no meio oeste de SC e do PR. Nas demais regiões desses estados, bastante nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia, com maiores acumulado previstos para a faixa litorânea.
Quando que o frio chega?
Com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico ao longo dessa semana, as condições ficam favoráveis para os avanços de sistemas frontais pelo Sul. No início da próxima semana está prevista a chegada de uma frente fria que conseguirá avançar pelo país e trazer consigo uma massa de ar polar, que poderá corresponder a primeira onde de frio do ano.