Chuvas se espalham pelo Brasil e INMET emite alerta de tempestades para as regiões Sudeste e Centro-Oeste
As mudanças fizeram com que o INMET emitisse diversos alertas nesta quinta-feira, sinalizando desde tempestades severas e rajadas de vento intensas até geadas no Sul.
Com a passagem de um ciclone extratropical e o avanço da sua frente fria associada pelo país, estamos finalmente passando por um período de mudanças no Brasil - tanto em termos de chuva quanto de temperatura. Só para esta quinta-feira (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu diversos alertas.
Primeiro, há um alerta de tempestades vigente do para toda a região Sudeste e também para Goiás, Tocantins e leste do Mato Grosso. Há risco de chuvas fortes, entre 50 e 100 mm no dia, ventos intensos de 60 até 100 km/h e queda de granizo. Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Além disso, a entrada de uma massa de ar frio está fazendo as temperaturas despencaram no Sul. Ao longo desta madrugada, houve geadas em Santa Catarina. O alerta emitido pelo INMET citou temperaturas mínimas de até 3ºC no Estado. O frio também será sentido em outros Estados, como no Mato Grosso do Sul e nas regiões litorâneas de São Paulo (incluindo a capital) e Rio de Janeiro.
Por fim, o INMET também alerto sobre um risco de rajadas de vento intensas. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento chegam a 60 km/h e há risco de queda de objetos e galhos de árvores. Os ventos também vão se intensificar em todo o litoral do Sul e Sudeste, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
A situação que está sendo observada agora sinaliza uma quebra do padrão meteorológico que estava predominando já a muito tempo no Brasil, com tempo quente e seco devido a um bloqueio atmosférico. Confira agora o que está previsto para os próximos dias.
Alerta de chuvas e tempestades
Na sexta-feira (29), um novo sistema de baixa pressão começa a se formar sobre o Sul, causando chuvas fracas nos três estados, com os maiores acumulados em Santa Catarina. Além disso, começa a se configurar uma zona de convergência de umidade no centro do país. Isso ocasiona pancadas de chuva em todos os Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul. No Norte, pancadas se formam em Rondônia, Acre e boa parte do Amazonas e do Pará. No Nordeste, as chuvas chegam ao litoral da Bahia.
No sábado (30), persiste uma situação similar à da sexta. No sul, chuvas fracas se formam em todos os Estados e acumulados mais altos em Santa Catarina; No Sudeste, pancadas de chuva se formam em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; No Centro-Oeste, chuvas continuam se formando no Norte do Mato Grosso do Sul e em todo Goiás e Mato Grosso; no Norte, pancadas se formam no Amazonas, Acre e em Rondônia; e no Nordeste, chuvas se formam no sul da Bahia.
Por fim, entre sábado e domingo (01), forma-se um outro ciclone e uma nova frente fria avança pelo país. No sul, isso ocasiona tempestades fortes em Santa Catarina e no Paraná. No Sudeste, tempestades severas também se formarão em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. No Centro- Oeste, no Nordeste e no Norte, a situação se mantém similar à registrada no sábado.
Não deixe de conferir atualizações sobre a previsão para o fim de semana aqui no site da Meteored | Tempo.com.