Chuvas vão abranger todo o Centro-Oeste até pelo menos o fim desta semana: acumulados podem atingir os 100 mm
O Centro-Oeste deve enfrentar chuvas de forte intensidade, com a formação de tempestades severas. Os acumulados previstos podem chegar a até 100 mm.
A segunda quinzena do mês de outubro vai ser marcada pelo retorno das chuvas em algumas partes do Brasil, especialmente no Centro-Oeste, que vem sofrendo uma estiagem nos últimos meses! Chuvas de intensidade moderada a forte são esperadas na Região Centro-Oeste nesta semana, entre a quarta-feira e o sábado. Confira os detalhes.
Chuvas se espalham pelo Centro-Oeste nesta semana
Entre esta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), chuvas isoladas devem atingir o Centro-Oeste do país, podendo alcançar forte intensidade. A manhã de quinta-feira será marcada por bastante nebulosidade e previsão de chuva no norte de Goiás. Ao longo da manhã, essas instabilidades se deslocarão para a porção central, incluindo o Distrito Federal.
No início da tarde de quinta-feira (17), a combinação de calor e alta umidade disponível na atmosfera favorece a formação de chuvas em boa parte da região, abrangendo a metade leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o norte de Mato Grosso do Sul.
As chuvas variam de intensidade moderada a forte e podem vir acompanhadas de tempestades e trovoadas no decorrer da tarde, especialmente na porção leste do Mato Grosso e Goiás.
Ao longo da noite de quinta-feira (17), as chuvas perdem intensidade em Goiás e se concentram no centro-leste de Mato Grosso. Durante a madrugada de sexta-feira, devem se deslocar para a metade oeste do estado. Também são esperadas instabilidades no oeste e norte de Mato Grosso do Sul.
À tarde, as chuvas se espalham por toda a Região Centro-Oeste, incluindo o centro-sul e centro-leste de Mato Grosso, Goiás e a metade leste de Mato Grosso do Sul.
A previsão é de chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestades acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região na tarde de sexta-feira (18). Durante a noite, as chuvas ocorrem pontualmente no norte de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e no extremo norte e sul de Goiás.
No início da manhã de sábado (19), a tendência é de precipitações isoladas no leste de Mato Grosso, extremo sul de Mato Grosso do Sul e centro de Goiás. Ao longo da tarde, essas instabilidades devem se espalhar por grande parte do Centro-Oeste, de forma semelhante ao dia anterior.
Até a noite de sábado, há previsão de chuva em toda a Região Centro-Oeste, trazendo alívio para o calor intenso. Em Goiás, os maiores acumulados são previstos para áreas pontuais na metade norte do estado, com valores entre 70 e 80 milímetros. Já em Mato Grosso do Sul, os volumes não devem ultrapassar os 60 milímetros.
A expectativa é que as instabilidades continuem atuando na Região Centro-Oeste nesta segunda quinzena de outubro, podendo provocar mais tempestades severas no início da próxima semana. Fique de olho no portal do Tempo.com e saiba a previsão detalhada para a sua cidade.