Chuvas vão aumentar no Brasil Central nos próximos dias e há alertas de tempestades até o fim de semana

Combinação de sistemas de baixa pressão e formação de canal de umidade no interior do país disparam tempestades em toda a região.

Após meses de estiagem severa, o Centro-Oeste do Brasil comemora a chegada da estação chuvosa desde outubro, que tem trazido um certo alívio para os reservatórios e as áreas agrícolas da região. No entanto, o padrão de chuvas característico dessa época também eleva o risco de tempestades severas.

Nesta semana, a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai a partir de quinta-feira (19), seguido pela atuação de outro sistema de baixa pressão na costa da região Sul na sexta-feira (20), favorecerá o estabelecimento de um canal de umidade sobre o país. Esse cenário deve intensificar as instabilidades, resultando em chuvas volumosas, rajadas de vento e descargas elétricas em grande parte do Centro-Oeste. Confira as áreas mais afetadas e os alertas emitidos pelo time da Meteored | Tempo.com para este fim de semana.

Sexta-feira

Na sexta-feira (20), as instabilidades relacionadas ao centro de baixa pressão no Paraguai se intensificam ao longo da madrugada, trazendo risco de tempestades isoladas para o Mato Grosso do Sul, especialmente na região de fronteira com o Paraguai.

Ao longo do dia, um centro de baixa pressão se forma na costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, organizando a convecção e o corredor de umidade que se estabelece entre a região Norte e o Sudeste no fim de semana. A partir da tarde de sexta-feira (20), são esperadas tempestades isoladas em grande parte da região Centro-Oeste, como pode ser visto no mapa abaixo, que mostra a previsão de densidade de raios do modelo ECMWF para .

raios
Previsão de densidade de raios de acordo modelo ECMWF para a tarde (15h) de sexta-feira (20).

A densidade de raios é um indicador de severidade das tempestades, e na tarde de sexta-feira (20) destacam-se alertas de tempestades para todo o estado do Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso e Goiás, incluindo Brasília (DF). A região norte do Mato Grosso é onde tem menos chances de tempestades.

Sábado

O sábado (21) será chuvoso na região Centro-Oeste, e a previsão de tempestades isoladas se mantém. Na parte da manhã, há maior probabilidade de chuva no Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e noroeste do Mato Grosso. À tarde, a chuva será mais generalizada na região, como indica a previsão do modelo ECMWF abaixo, principalmente entre o norte do Mato Grosso do Sul e Brasília, onde a chuva pode vir na forma de tempestades isoladas.

chuva
Previsão de chuva de acordo modelo ECMWF para a tarde (15h) de sábado (21).

A rajadas vento mais intensas podem ultrapassar os 50 km/h entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e Brasília durante a tarde, com potencial moderado de causar danos a estruturas e quedas de galhos de árvores.

Domingo

No domingo (22) o potencial de severidade diminui na região Centro-Oeste. Ainda há alerta de tempestades para a faixa oeste entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, assim como no sul de Goiás e no entorno de Brasília, durante a tarde. Os acumulados de chuva até o fim de domingo variam ao longo da região. Os maiores volumes de chuva são esperados para o oeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e divisa entre Mato Grosso e Goiás, com acumulados da ordem de 80 a 100 mm.

chuva centro-oeste
Previsão de chuva acumulada até a meia noite de segunda-feira (23), de acordo com o modelo ECMWF.

Entre as capitais, estão previstos 57 mm em Brasília (DF), 43 mm em Cuiabá (MT) e 36 mm em Campo Grande (MS).


Fique atento às atualizações da previsão do tempo. Durante tempestades, evite locais abertos e procure abrigo seguro até que as condições se estabilizem. Continue acompanhando as informações no site da Meteored | Tempo.com para conferir a previsão detalhada para sua cidade neste fim de ano!