Chuvas voltam a ocorrer em boa parte do Sul do Brasil

Nos próximos dias as chuvas se espalham por boa parte do Brasil e voltam a ocorrer em toda a Região Sul. No entanto, os volumes mais elevados ainda são esperados para o Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Chuvas voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul e chuvas volumosas ainda atingem o Norte, Centro-Oeste e o Sudeste.

Uma nova frente fria que se forma ao sul do Uruguai na noite de quinta-feira (22), juntamente com a formação de uma área de baixa pressão ao norte da Argentina, irá favorecer o transporte de umidade da Amazônia para todo o sul do Brasil nos próximos dias. No entanto, as chuvas mais volumosas ainda ocorrem nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Previsão do tempo

Na quinta-feira (22) as chuvas se mantêm sobre o eixo Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Pela manhã, apesar da nebulosidade, o tempo firme predomina em algumas áreas e as chuvas ocorrem em forma de pancadas isoladas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, sul do Pará, Rondônia e Amazonas. A partir da tarde as instabilidades ganham força e abrangência e passam a provocar pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade, em todo o Sudeste, Centro-Oeste, e em praticamente toda a Região Norte. Risco para temporais no norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte e de Cuiabá, sul do Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e em todo o estado de Rondônia.

Na sexta-feira (23), o dia amanhece com a formação de nuvens mais altas em todo o Rio Grande do Sul e, nos estado de Santa Catarina e Paraná, as nuvens mais baixas predominam e deixam o dia nublado na maioria das regiões. A partir do fim da manhã, a frente fria chega ao Uruguai e a baixa pressão, que estava ao norte da Argentina, se desloca em direção ao Paraguai, favorecendo a formação de instabilidades e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade sobre o oeste paranaense e catarinense. Na parte da tarde, as chuvas passam a ocorrer em todo o estado do Paraná, norte e meio-oeste de Santa Catarina, e no norte, centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, sendo neste último, de forma mais isolada e de fraca intensidade.

No restante do país, sol entre nuvens pela manhã, com chuvas ocorrendo somente no norte do Mato Grosso, Rondônia, Pará e Tocantins. A partir da tarde, a previsão é de pancadas de chuva em todo o Centro-Oeste e praticamente todo o Sudeste, com exceção para o norte de Minas Gerais. Chuva forte, que podem causar transtornos, ocorre no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Tendência para o fim de semana

No sábado (25) o destaque fica para a intensificação da área de baixa pressão sobre os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Pela manhã já há risco para temporais que podem vir acompanhados de granizo. O alerta de chuva forte se mantém para o território paulista, centro-leste paranaense e norte catarinense na parte da tarde. No domingo (25) os temporais passam a ocorrer em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul o tempo firma volta a predominar.