Chuvas volumosas no SE e nova frente fria muda o tempo no RS
Baixa pressão mantém em alerta para chuvas intensas parte da Região Sudeste e temporais são previstos também para o Centro-Oeste e Paraná. Nova frente fria provoca mudanças no Rio Grande do Sul.
Uma frente fria na altura de São Paulo e do Paraná contribui o tempo instável no Brasil Central. Já na manhã desta quarta-feira (18), chuvas de fraca intensidade no leste desses estados.
Na parte da tarde a intensificação de uma baixa pressão no oceano, contribui para chuvas intensas e riscos de transtornos para o todo o território paulista, com maiores volumes previstos para o leste do estado. Norte do Paraná e no estado do Mato Grosso do Sul, há alerta para temporais já no início da tarde. Por volta do meio do período o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e sul de Goiás entram em alerta para chuvas intensas, com potencial para alagamentos, inundações e enxurradas.
Destaque e alertas para quinta-feira e sexta-feira
Na quinta-feira (19), a área de baixa pressão se mantém próximo a costa do Sudeste, contribuindo para a manutenção do tempo instável em parte da região, no Centro-Oeste e no Paraná. O dia fica nublado e há previsão de chuvas de fraca intensidade na metade sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, metade sul de Goiás, norte, oeste e leste de São Paulo, norte do Paraná, no Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. No período da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, deixa em alerta essas áreas, com maiores acumulados previstos para o centro-sul e leste de Minas Gerais, norte carioca e no sul do Espírito Santo. Pancadas isoladas também ocorrem no oeste do Paraná e de Santa Catarina.
No Nordeste, o destaque fica para toda a faixa leste, onde o tempo nublado predomina e há previsão de chuvas fraca intensidade pela manhã. Chance de chuvas moderadas a partir do fim da tarde na região metropolitana de Salvador entre Maceió e o Recife.
Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão já não atua mais na costa do Sudeste e um novo sistema frontal passa a se formar na Argentina e no sul do Uruguai. Previsão de tempo firme em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul pela manhã e boa parte do período da tarde, com temperaturas em elevação e sensação de calor. A partir do meio da tarde, pancadas isoladas com potencial para temporais ocorrem desde o norte do Rio Grande do Sul até o leste do Mato Grosso. Maior potencial para transtornos no centro-sul e oeste de Minas Gerais, norte, oeste e leste de São Paulo, norte e leste do Paraná.
A chegada da frente fria
Na madrugada do sábado (21), a frente fria que estava no Uruguai, passa a atuar no Rio Grande do Sul e pancadas isoladas podem ocorrer com forte intensidade já no início da manhã no oeste, sul e norte do estado. A partir da manhã, as chuvas se espalham por toda a Região Sul, no entanto, o predomínio é de pancadas isoladas e as áreas com maior chance para chuvas intensas se concentram no noroeste gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.
No domingo (22), as chuvas se tornam mais abrangentes e se concentram no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e em Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, o tempo fica firme com sensação amena ao longo do dia.