Ciclone extratropical se forma no Sul do Brasil durante o fim de semana com rajadas de vento fortes
Uma região de baixa pressão começa a se formar na sexta-feira, dando origem a um ciclone e uma frente fria que atingirão a região Sul durante o fim de semana com chuvas moderadas e ventos fortes.
Ao longo desta sexta-feira (30), um cavado – região alongada de baixa pressão atmosférica – começará a se aprofundar, trazendo pancadas de chuva para partes da Argentina e do Uruguai. Esse sistema vai se aprofundar ao longo do sábado, dando origem a um ciclone e sua frente fria associada que devem causar chuvas no Brasil ao longo do fim de semana.
Nas últimas rodadas de previsão, a intensidade do ciclone e da sua frente fria diminuíram, mas ainda assim os sistemas serão capazes de causar mudanças significativas no tempo. Confira agora quais serão seus impactos ao longo do fim de semana.
Ciclone perde intensidade, mas ainda pode causar chuvas moderadas na Região Sul
Alguns municípios do Rio Grande do Sul mais próximos da fronteira com o Uruguai, incluindo o sudoeste e sudeste do estado gaúcho, já começarão a registrar muita nebulosidade e chuvas fracas durante a sexta-feira (30).
No sábado (31), o cavado se aprofundará e dará origem de fato ao ciclone e sua frente fria associada, entre o Uruguai e a Argentina. Ao longo do dia, as previsões indicam que a frente avançará e atingirá o restante do estado gaúcho. Os acumulados de chuva mais significativos serão registrados nas áreas gaúchas próximas à divisa com o Uruguai, onde pancadas de chuva podem ocasionar volumes moderados entre 20 e 50 mm.
Há possibilidade de que as pancadas mais intensas venham acompanhadas de granizo leve. Existe também risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e pequenos alagamentos em áreas urbanas e rurais.
No domingo (01), a frente fria continuará avançando, provocando chuvas também no sul do Paraná e em Santa Catarina. Apesar da nebulosidade intensa que vai se formar, os volumes de chuva não devem superar os 10 mm. Isso significa que apenas pancadas fracas de chuva ou chuvisco serão registrados nestes Estados.
Sistema pode causar rajadas fortes de vento no litoral
Apesar da redução na intensidade das chuvas, ainda há previsão de rajadas de vento moderadas a fortes, especialmente no sudeste gaúcho e nos municípios litorâneos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ao longo do sábado, as rajadas de vento poderão atingir até 80 km/h, o que requer atenção redobrada principalmente para embarcações e atividades em alto mar. Os ventos fortes têm ainda potencial para movimentar dunas de areia, o que pode causar problemas em construções localizadas na orla marítima
Na Segunda-feira (02), o sistema já estará se afastando para o oceano Atlântico. Ao longo do dia, a nebulosidade sobre a região Sul vai se dissipar e não há previsão de chuva. O ciclone pode também trazer uma queda nas temperaturas, especialmente durante o início da semana.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura, chuva acumulada e rajadas de vento que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.