Ciclone extratropical vai afetar as regiões Sul e Sudeste: o Prof. Luiz Felippe Gozzo nos traz os impactos e alertas
Sistema que se formará sobre o Uruguai na quinta-feira e se deslocará rapidamente para o oceano vai trazer chuva e vento forte a áreas do Sul e Sudeste.
Ciclone extratropical se forma sobre o Uruguai na próxima quinta-feira (24). A partir de quarta, ventos quentes sopram do interior do continente em direção ao Uruguai, ajudando a formar uma região de baixa pressão conhecida como "cavado invertido", próxima da superfície. Na quinta-feira, a passagem de um cavado em níveis médios da atmosfera, em torno de 5 km de altura, e uma condição de ventos difluentes (escoamento se abrindo) em altos níveis, por volta de 10 km de altura, darão ainda maior intensidade à baixa em superfície, originando o ciclone extratropical.
A previsão é que o ciclone se desloque rápido para o oceano, e com isso provoque vento mais intenso para a região litorânea entre a madrugada e a manhã de sexta-feira. A previsão dos modelos de confiança da Meteored indicam rajadas de até 83 km/h no litoral, desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina.
Além do litoral, a região da serra gaúcha também deve ter fortes ventos entre a quinta e a sexta-feira (25). Nas regiões mais altas do nordeste gaúcho, próximo à divisa com Santa Catarina, as rajadas podem passar dos 95 km/h no final da madrugada de sexta.
A aproximação da frente fria associada ao ciclone extratropical vai trazer, além do vento, instabilidade ao Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira. O encontro do ar frio da frente com o ar quente vindo do interior do país gerará uma condição propícia para tempestades, que podem ser severas no centro-leste do estado. Na capital, Porto Alegre, a tarde de quinta deve ter temporal com chuva forte e muitos raios.
Conforme o ciclone se desloca para o oceano, sua região frontal avança em direção ao Sudeste. Entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira, podem ocorrer temporais com grande quantidade de raios entre o norte do Paraná, centro-oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.
Na tarde de sexta, a previsão é que o sistema já esteja bem afastado no oceano. Porém, sua circulação ainda deve propiciar muito vento úmido em direção ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade no litoral norte paulista e no sul fluminense.
Temperaturas caem no sul do país, mas não chega a fazer frio extremo
A passagem do ciclone trará um ar mais frio ao sul brasileiro, mas não são esperadas temperaturas extremamente frias.
O dia com temperaturas mais baixas pela manhã deve ser o sábado. O fim de semana vai começar com 16°C em Porto Alegre e em Curitiba e 17°C em São Paulo. Ao longo do dia, com muita nebulosidade e algumas áreas de chuva fraca, as capitais do Sul vão manter as temperaturas bem amenas, assim como a parte leste do Sudeste. As máximas não devem passar dos 20°C em Porto Alegre, e dos 23°C em São Paulo e Rio de Janeiro.
Estas condições gerais estão sendo previstas com confiança por vários modelos meteorológicos. Porém, detalhes da previsão, principalmente em escala local, podem variar nos próximos dias. Por isso, fiquem ligados para atualizações aqui no site da Meteored|Tempo.com.