Ciclone se forma na altura do Sudeste nesta sexta-feira: alerta de novo período de chuvas intensas e de tempestades
Um ciclone extratropical se forma nesta sexta-feira e traz uma nova rodada de chuvas intensas e de tempestades para a Região Sudeste. São Paulo e Rio de Janeiro com elevado risco para transtornos.
A Região Sudeste vai enfrentar um período de chuvas intensas e de tempestades a partir desta sexta-feira (20). Um ciclone extratropical vai se formar e, juntamente com sua frente fria, organizar um canal de umidade que vai persistir até pelo menos meados da próxima semana, com risco de atuar durante o Natal.
São Paulo e o Rio de Janeiro, são os estados com maior potencial para transtornos entre a sexta-feira (20) e o sábado (21). No domingo (22) e na segunda-feira (23), o maior risco fica para Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Até o momento, os acumulados totais podem chegar aos 200 mm até a terça-feira (24).
Sexta-feira: chuvas ainda isoladas, mas com risco de tempo severo
Na madrugada da sexta-feira (20), o ciclone começa a se formar na altura da Região Sul, provocando tempestades e chuvas intensas em Santa Catarina e no Paraná. No decorrer da manhã, a frente fria associada a esse tipo de ciclone, extratropical, ganha forma sobre o Paraná e, mais para o fim do período, passa a contribuir para a formação de instabilidades sobre o estado de São Paulo, que pode registrar as primeiras pancadas de forte intensidade e tempestades pontuais no centro-norte, oeste, leste do estado. Há possibilidade de chuvas pontuais no sul de Minas Gerais.
No período da tarde, alerta para o risco de tempestades e para a ocorrência de linhas de instabilidades que podem provocar tempo severo em boa parte do estado de São Paulo, com exceção para a porção entre a capital paulista, litoral norte e a região do Vale do Paraíba. Pancadas de forte intensidade atingem o centro-sul de Minas Gerais e a região do Triângulo Mineiro e o sul do Rio de Janeiro.
Mais para o fim do dia e durante a noite, as chuvas ocorrem de moderada a forte intensidade no centro-norte e oeste de São Paulo, no centro-sul de Minas e na região do Triângulo Mineiro. No leste paulista, há previsão de chuva fraca ou chuvisco e, no Rio de Janeiro, não há possibilidade de chuva.
Sábado: canal de umidade toma forma e as chuvas aumentam no Sudeste
Na madrugada do sábado (21), a frente fria ganha intensidade traz de volta as instabilidades para o sul e oeste de São Paulo e para a região metropolitana da capital. No período da manhã, as chuvas acontecem de forma mais pontual no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com possibilidade de núcleos de chuvas forte.
Mas é a partir da tarde que acontecem os eventos intensos e o maior potencial para transtornos. Alerta de chuvas muito intensas e para o risco de tempestades severas para todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região de Minas Gerais e para o Espírito Santo. Os eventos mais intensos têm maior probabilidade de atingirem o norte, nordeste e leste paulistas, o extremo sul mineiro e o sul fluminense.
No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade e de abrangência, podendo ocorrer com moderada intensidade em Minas Gerais e no norte de São Paulo. No Rio de Janeiro, as chuvas continuam com fraca intensidade.
Domingo: alertas de chuvas intensas e de tempestades continuam sobre o Sudeste
O canal de umidade continua atuando ao longo do domingo (22). Há previsão de chuvas desde a madrugada de fraca a moderada intensidade no Rio de Janeiro, no leste e norte de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Na região do Triângulo Mineiro, há potencial de chuvas mais intensas. No período da manhã, há a diminuição do potencial de chuvas sobre o Sudeste.
Já a partir da tarde, as instabilidades voltam a se desenvolver e há alertas de chuvas muito intensas e para o potencial de tempestades para boa parte de Minas Gerais, com exceção do norte do estado, para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Em São Paulo, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade e se concentram mais no norte e leste do estado.
As chuvas continuam ocorrem com fraca a moderada intensidade no período da noite sobre o centro-sul de Minas Gerais, no nordeste de São Paulo e sobre o Rio de Janeiro.
Canal de umidade vai se manter ao longo da última semana do ano
No decorrer da última semana do mês, o canal de umidade se mantém sobre o Brasil e as chuvas não dão trégua para o Sudeste. Os maiores acumulados, até o momento, acontecem entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Essa persistência das chuvas traz elevado potencial de transtornos através de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. Importante manter a atenção às previsões e às regiões de risco. As estradas nesta época do ano podem ser um risco maior sob esse padrão meteorológico.