Clima de inverno em parte do Sul e chuvas volumosas entre SC, PR e SP

Nos próximos dias chuvas persistentes ocorrem em parte da Região Sul e do estado de São Paulo, deixando em alerta áreas costeiras. O aumento do frio também é destaque com o retorno do clima de inverno.

acumulado de precipitação, ECMWF
Chuvas entre quinta-feira e sexta-feira deixam em alerta o norte de SC, o leste do PR e o sul de SP.

Tempo instável se mantém em parte da Região Sul e estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Mesmo com o afastamento da frente fria, uma região de cavado somada à contribuição dos ventos de leste favorecem a ocorrência de chuva volumosa entre o norte de Santa Catarina e o sul de São Paulo, passando pelo leste do Paraná.

O avanço da massa de ar polar e a intensificação do frio, também é destaque, o que proporciona o retorno do clima de inverno para parte da Região Sul.

Distribuição e volume da chuva

Ao longo da última noite e madrugada, uma frente fria passou a atuar sobre o estado de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, atingindo o norte catarinense no início da manhã, com chuvas pontuais de até forte intensidade.

No decorrer desta quarta-feira (11), o sistema frontal avança de forma costeira até o Rio de Janeiro, chegando ao território fluminense por volta do fim do dia. O tempo fica nublado, frio e com chuva fraca alternando com período de melhoria desde o norte e nordeste de Santa Catarina até o sul do Rio de Janeiro, incluindo as regiões metropolitanas das capitais paulista e paranaense.

Do leste e metade norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, o tempo segue nublado por boa parte do dia, com diminuição da concentração da nebulosidade a partir do meio da tarde, o que favorece o surgimento do sol entre muitas nuvens.

Na quinta-feira (12), a frente fria já se encontra mais afastada no oceano e uma região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável em boa parte da Região Sul, no leste paulista e no estado do Rio de Janeiro, onde o dia fica chuvoso.

A partir do meio da tarde, as chuvas passam a ocorrer com moderada a forte intensidade no sul e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e no sul de São Paulo, com alerta para volumes elevados. O tempo instável e chuvoso se mantém ao longo da sexta-feira (13), com acréscimo de todo o leste catarinense. Assim, no leste do Paraná e no litoral sul paulista, os acumulados podem chegar aos 100 mm.

Avanço da massa de ar polar e aumento do frio

Já na última terça-feira (10), uma massa de ar polar passou a avançar pela Região Sul, provocando queda nas temperaturas do Rio Grande do Sul e em parte do território catarinense.

Nesta quarta-feira (11), o ar polar se espalha por todo o Sul chegando até o sul do Mato Grosso do Sul, mais para o fim do dia, contribuindo também para a diminuição da nebulosidade e para o aumento da taxa da perda radiativa durante a noite e madrugada.

Assim, o frio mais intenso ocorre durante a madrugada da quinta-feira (12), com mínimas entre 1°C e 5°C do sul gaúcho até o oeste catarinense, favorecendo a formação de geada em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Os ventos de sul juntamente com o tempo instável proporcionam um dia de inverno para toda a Região Sul, leste paulista e para o Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (13), o frio se mantém, com menor intensidade para boa parte da Região Sul e mais intenso do norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro.