Como e onde chove no Brasil nesta semana: alerta de tempestades para quase todas as regiões

Para esta semana há previsão de chuva em todas as regiões, mas em momentos diferentes. As chuvas passam a migrar para o centro-sul do Brasil e há alertas de chuvas intensas e de tempestades.

alertas Brasil
As chuvas atingem todas as regiões do Brasil nesta semana, mas em momentos diferentes e com alertas de chuvas intensas e de tempestades.

O mapa de acumulado de chuva para toda a semana pode trazer uma percepção de que vai chover no Brasil todo todos os dias. No entanto, as chuvas vão acontecer em momentos diferentes, com diminuição do potencial no centro-norte e aumento no centro-sul ao longo da semana.

Nessa transição, as temperaturas vão aumentar e o tempo firme vai predominar em boa parte do Sudeste e da Região Sul, como já explicamos aqui na Meteored Brasil. Mais para o fim de semana, as chuvas atingem boa parte do centro-sul do país, com elevado potencial de chuvas intensas e risco de tempestades severas. A seguir trazemos os detalhes da previsão de chuva e os alertas.

Segunda-feira

No Sul, o tempo firme predomina em praticamente toda a Região, com previsão de chuva já pela manhã somente nas regiões de fronteira do Rio Grande do Sul, onde há expectativa de pancadas de até forte intensidade e tempestades pontuais, principalmente entre o Oeste e a região da Campanha.

alertas de tempestades
Mapa de densidade de raios realça as região com maior potencial de tempestades para a tarde desta segunda-feira.

No Sudeste, não há previsão de chuvas efetivas ou significativas sobre a Região. No centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, devido à nebulosidade mais densa, há uma pequena probabilidade de precipitação, que pode ocorrer como chuvisco.

alertas de chuvas intensa
Canal de umidade se mantém e contribui para chuvas intensas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

No Centro-Oeste, Norte e no Nordeste, o canal de umidade continua influenciando e mantém o tempo instável entre essas regiões. No período da tarde, há alertas de chuvas intensas e de tempestades no centro-norte do Mato Grosso, no norte de Goiás, no oeste e norte da Bahia, no sul e norte do Maranhão, no sul do Piauí, em Sergipe, no interior de Pernambuco, no Tocantins, no Pará, Amazonas, em Rondônia e no Acre.

Terça-feira

Mais um dia de tempo firme no Paraná, em Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul. No território gaúcho, as regiões Oeste, Campanha e Sul possuem alerta de tempestades já pela manhã. Na região de Porto Alegre, a previsão é de tempo mais fechado e com possibilidade de chuva pontual. No período da tarde, o potencial de chuvas continua, mas de forma irregular para as mesmas áreas.

No Sudeste, a nebulosidade diminui e o tempo firme predomina com sol para toda a Região.

alerta de tempestades Brasil
Mapa de densidade de raios realça as região com maior potencial de tempestades para a tarde desta terça-feira.

No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o canal de umidade já demonstra mais enfraquecimento e as chuvas se tornam mais irregulares no norte e oeste da Bahia, em Sergipe e interior de Pernambuco, entre os estados do Tocantins, Piauí e Maranhão, e em Goiás. No centro-norte do Mato Grosso, no Pará, Amazonas e Rondônia e no Acre, as chuvas podem ocorrer de forma intensa ou como tempestades.

Quarta-feira

Na Região Sul, já há alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades severas entre a madrugada e o início da manhã no Rio Grande do Sul nas regiões Oeste, Campanha, Sul e, com menor possibilidade, para a região de Porto Alegre. No decorrer da manhã, as chuvas se espalham e ocorrem com até forte intensidade em boa parte da metade sul do território gaúcho, com exceção da região Central e com maior probabilidade de provocar transtornos na região de Porto Alegre. Nos estados de Santa Catarina e do Paraná, a primeira parte do dia será de tempo firme e ensolarado.

alertas de tempo severo
Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades já pela manhã no Rio Grande do Sul.

A partir da tarde, as chuvas se espalham pelo Sul do Brasil e passam a ocorrer de forma mais pontual. No entanto, há possibilidade para tempestades pontuais em todas as regiões do Rio Grande do Sul, no sul, leste e oeste de Santa Catarina e em toda a porção oeste do Paraná. No período da noite, volta a chover de forma muito intensa e com potencial de transtornos em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre.

Na Região Sudeste, o tempo firme continua em todos os estados, com possibilidade de chuvas muito pontuais no período da noite somente no extremo oeste do estado de São Paulo.

No Nordeste, as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem com fraca a moderada intensidade no nordeste, norte e oeste da Bahia, incluindo a região de Salvador, e no estado de Sergipe, sem potencial para transtornos.

previsão do tempo
Chuvas intensas e tempestades se espalham pelo Brasil na tarde de quarta-feira.

No Norte, as mesmas áreas possuem previsão de chuvas, que acontecem com maior intensidade a partir da tarde, mas agora de forma mais irregular em comparação com os dias anteriores.

No Centro-Oeste, as chuvas se espalham e, a partir da tarde, há alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades pontuais em todo o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As chuvas mais abrangentes e os maiores acumulados são esperados para o centro-norte do Mato Grosso.

Quinta-feira

A tendência aponta para a formação de baixa pressão entre as regiões Sul e Sudeste que, já pela madrugada e manhã contribui para a formação de núcleos de chuvas intensas e de tempestades em todo o Sul do Brasil até o oeste do estado de São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, as instabilidades se espalham pelo centro-sul e provocam chuvas pontuais, que podem vir como tempestades severas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no estado de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.

alertas de tempo severo
Baixa pressão traz elevado potencial de chuvas intensas sobre o centro-sul do Brasil na quinta-feira.

No restante do país, as instabilidades continuam se formando e levando potencial de chuvas intensas e de tempestades para todo o Centro-Oeste e porção sul e oeste da Região Norte. No Nordeste, chuvas somente no extremo oeste da Bahia.

Sexta-feira

A tendência aponta mais chuvas intensas e risco de tempestades severas no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul no estado de São Paulo. Há potencial de pancadas de até forte intensidade e eventos tempestivos também no Brasil Central e no Rio de Janeiro.

alertas de tempestades
Chuvas se espalham pelo centro-sul do Brasil e levam risco de eventos intensos na sexta-feira.

As áreas com maior risco para eventos de tempo severo são: o sul do Mato Grosso do Sul, o sul, o oeste e o noroeste do Paraná, o estado de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.