Como estará o tempo durante o Carnaval no Sul e no Sudeste? Confira as primeiras projeções climáticas para o feriado
Embora ainda falte praticamente um mês, as previsões climáticas de longo prazo já indicam possibilidade de feriado chuvoso e muito quente em alguns Estados do Sul e do Sudeste.
O ano de 2024 já “começou” a quase três semanas - Mas começou, entre aspas, porque há quem considere que o ano só começa de verdade após o Carnaval, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de Fevereiro, antecedendo a quarta-feira de cinzas.
Por se tratar de um dos feriados mais comemorados no Brasil, muitas pessoas já estão antecipando o acontecimento e se perguntando se vai chover ou se vai fazer calor, mesmo ainda faltando praticamente um mês para a festa dos foliões.
Embora a data ainda esteja muito distante para as previsões do tempo conseguirem estimar suas condições atmosféricas, é possível analisar as previsões climáticas mais recentes, de longo prazo, e tentar fazer uma primeira estimativa. Vamos descobrir se vai chover?
Como é, em média, o clima de fevereiro?
O primeiro passo é entender o clima esperado para o mês de Fevereiro. Para isso, meteorologistas recorrem às médias dos últimos 30 anos, também chamadas de normais climatológicas. Sendo parte do verão, Fevereiro costuma ser um mês quente e chuvoso.
Observando a figura acima, podemos observar que os maiores acumulados esperados durante Fevereiro estão na região Norte. No entanto, parte da umidade amazônica também ajuda a formar volumes expressivos de chuva no Sul e no Sudeste, em um fenômeno climático conhecido como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A região mais chuvosa no Sul/Sudeste compreende a faixa verde-escura localizada entre São Paulo e Minas Gerais, onde a chuva acumulada pode chegar a 260 mm. Por outro lado, a região mais seca é o Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde costuma chover no máximo 120 mm.
Além disso, é possível notar que, no Sul e no Sudeste, as temperaturas variam bastante. Como resultado da menor incidência de chuvas e nebulosidade mencionada anteriormente, o norte mineiro e capixaba são algumas das regiões mais quentes. Num geral, a climatologia das temperaturas máximas varia entre 27°C e 34°C dependendo do município.
O que as previsões indicam para o Carnaval deste ano?
Agora que entendemos um pouco mais sobre o clima de Fevereiro, podemos analisar o que os modelos climáticos estão indicando para a semana que inclui o feriado de carnaval. Para isso, basta observar as anomalias projetadas pelo modelo europeu ECMWF - primeiro, olhando para as chuvas na região.
Podemos perceber uma banda verde passando por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isso significa que essa região poderá estar mais chuvosa do que a média climatológica. Como essa é a mesma região que, em média, registra os maiores acumulados em Fevereiro, já podemos partir do pressuposto de que o carnaval será bastante chuvoso no Sudeste.
No Sul, num geral, a tendência é de um clima mais próximo da média. Isso significa que há possibilidade de pancadas de chuva, mas nada além do normal já esperado para os meses de verão. A situação da região Sul se destaca, no entanto, quando olhamos para a projeção de temperaturas.
Podemos perceber, claramente, que a tendência é de temperaturas cerca de 2°C acima da média em grande parte do Sul. Isso indica um calor intenso, com temperaturas máximas que podem chegar a valores médios de 37°C no oeste do Rio Grande do Sul durante o Carnaval.
No Sudeste, essa anomalia positiva se estende à São Paulo, onde também deve fazer mais calor que o normal, mantendo os termômetros acima dos 30°C durante as tardes de carnaval. Nos demais estados, espera-se um calor muito próximo das médias climatológicas, sem grandes anomalias.
Vale a pena lembrar, no entanto, que essas são projeções de longo prazo e grande escala, uma estimativa geral do clima durante o Carnaval. Conforme nos aproximamos do feriado, com pelo menos duas semanas de antecedência, as previsões do tempo conseguirão calcular o tempo com mais precisão para o seu município. Por isso, não deixe de acompanhar as previsões aqui no site da Meteored | Tempo.com.