Como fica o tempo em todo o Brasil no primeiro fim de semana do inverno?
O primeiro fim de semana do inverno não terá características marcantes da estação mais fria do ano. O calorão será destaque no Brasil. Fora isso, há alertas para chuvas fortes em algumas regiões.
O inverno começa nesta quinta-feira (20) no Hemisfério Sul às 17h51 e o que todo mundo quer saber é, as características marcantes da estação já estarão presentes nesse primeiro fim de semana? Afinal, tem feito muito calor durante o outono, será que isso vai mudar?
O inverno normalmente é marcado pelo clima mais seco e mais frio no Brasil, mas a meteorologia prevê um cenário um tanto quanto diferente para este primeiro fim de semana da estação. Bom, o tempo seco até estará presente em boa parte do país, entretanto, o calorão continuará fora do normal.
Ainda sob efeito de um bloqueio atmosférico que garante uma intensa e abrangente massa de ar seco e quente, o primeiro fim de semana do inverno será marcado por temperaturas na casa dos 35° no interior brasileiro. As chuvas ficarão concentradas nos extremos do país, é o que vamos ver com mais detalhes agora.
Nova frente fria no Sul
O primeiro fim de semana do inverno será marcado pela formação e avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. O sistema, que recebe o suporte de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no interior do continente e outra no oceano, pode espalhar pancadas de chuva nos próximos dias e gerar volumes significativos.
A chuva vai se espalhar primeiro pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (21) devido a presença já da área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, porém, as instabilidades tendem a ganhar força a partir de sábado (22) com a chegada da outra área de baixa pressão atmosférica.
Apesar das pancadas de chuva com volumes expressivos no estado gaúcho, a frente fria vai perder força antes de chegar aos estados de Santa Catarina e Paraná, por isso, no primeiro fim de semana do inverno, são esperadas apenas chuvas rápidas, isoladas e com baixo acumulado entre os dois estados.
Inclusive, devido a essa configuração de chegada de uma frente fria, mas sem avançar muito, as temperaturas ficarão mais elevadas mesmo com o início do inverno. Devido a essa pré-frontal mais a intensa massa de ar seco quente no Brasil Central, pode fazer muito calor especialmente no noroeste paranaense, onde os termômetros podem ultrapassar os 30°C no fim de semana.
Massa de ar seco persiste no Sudeste e Centro-Oeste
A intensa massa de ar seco e quente predomina sobre o Brasil Central, e mesmo com a chegada do inverno, o clima continuará atípico por enquanto sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, regiões que tem registrado um calor acima do normal há vários dias consecutivos.
Até o domingo (23) à noite só deve haver registro de algumas pancadas rápidas e isoladas de chuva entre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais devido instabilidades em altos níveis da atmosfera. Em todas as demais áreas do Sudeste e em todo o Centro-Oeste, a expectativa é de sol, pouca presença de nuvens e muito calor.
Como a massa de ar seco e quente persiste sobre o Brasil Central, o primeiro fim de semana do inverno terá registro de temperaturas muito elevadas de até 35°C em algumas cidades como em Cuiabá, em Mato Grosso. O calorão também vai se espalhar por Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro.
Alerta de chuva no litoral do Nordeste
Diferente do centro-sul do país, áreas mais ao norte tem registrado chuva com maior frequência nos últimos dias, algo que tende a se repetir nesse comecinho do inverno, mesmo que sejam chuvas mal distribuídas como no Nordeste.
A massa de ar seco e quente chega e inibe a formação de instabilidades e nuvens de chuva sobre o interior da região, o que pega áreas do sertão e agreste, deixando aquele clima seco e muito quente, cenário que vai se repetir nesse primeiro fim de semana do inverno.
Diferente disso, tem as áreas mais próximas ao litoral que continuam com o tempo instável e com previsão de chuva nos próximos dias devido a própria combinação entre calor e umidade presente no litoral, e também a atuação da Zona de Convergência Intertropical.
Outra área que merece ponto de atenção nos próximos dias é o litoral sul da Bahia com possibilidade de volumes em torno de 25 milímetros, não se descartando o potencial para algum transtorno, mesmo que de forma isolada.
Apesar das pancadas rápidas de chuva, o calor será generalizado no Nordeste, porém, vale ressaltar que nas áreas secas, as temperaturas ficarão mais elevadas com termômetros chegando a casa dos 35°C em algumas cidades. Por conta disso, muita atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar.
Chuvas intensas continuam no norte da Região Norte
A região Norte do Brasil tem vivido dois cenários completamente diferente, algumas áreas tem recebido e ainda vão receber um alto volume de precipitação.
É o caso da faixa norte da região que pode receber muita chuva nesse primeiro fim de semana do inverno. Os volumes podem alcançar até o domingo (23) à noite a casa dos 90 milímetros, principalmente entre Roraima e o Amapá, mas tem previsão de chuva volumosa também sobre o noroeste do Amazonas.
Enquanto isso, boa parte da região vai permanecer completamente seco, com predomínio de céu claro, ensolarado, sem muita presença de nebulosidade, o que abre brechas para um aumento expressivo das temperaturas e queda preocupante dos índices de umidade relativa do ar.
O calor será dominante na região, mesmo onde tem previsão de chuva, o que garante a sensação de abafamento, mas é fato que as áreas que terão total predomínio do sol nos próximos dias ficarão mais quentes mesmo com a chegada do inverno. Os termômetros podem alcançar a casa dos 37°C no interior do Pará.