Como fica o tempo neste fim de semana?
No primeiro fim de semana de Março as chuvas continuam concentradas no Centro-Sul do País, trazendo condições desfavoráveis para quem vai ao litoral. Já no restante do país o tempo fica mais firme, mas ainda com possibilidade de chuva.
A sexta-feira (02) começou com formação de instabilidades do oeste do Amazonas até o leste de Santa Catarina. Isso ocorre devido à presença de uma pequena área de baixa pressão atmosférica na Região Sudeste, que contribui para a canalização de umidade do norte do país e, consequentemente, para a formação de nuvens carregadas nessas áreas.
No decorrer do dia essa condição mais instável se mantém e na parte da tarde são esperadas pancadas de chuva na área que abrange o Mato Grosso do Sul, metade sul de Minas Gerais, sul de Goiás e vai até a metade norte do Rio Grande do Sul.
Nas demais áreas do Centro-Norte do país o predomínio é de tempo mais firme, com possibilidade de pancadas mais isoladas no Mato Grosso, Bahia e metade norte de Goiás e de Minas Gerais. Já da Paraíba até o Rio Grande do Norte a previsão é de tempo mais nublado e chuva a qualquer hora do dia, com maior intensidade ocorrendo entre o fim da manhã e o início da tarde.
No sábado (03) as condições do tempo são bastante semelhantes. O dia começa com bastante nebulosidade em boa parte do Centro-Sul do país e previsão de pancadas de chuva ocorrendo já no início da tarde. No decorrer do período a tendência é de enfraquecimento das instabilidades e diminuição da chuva. Tempo firme somente na metade sul do Rio Grande do Sul.
Para quem pretende ir o período da manhã será mais proveitoso para aproveitar o mar, mas com bastante nebulosidade. Na parte da tarde a chance de chuva aumenta bastante em toda a faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com potencial para descargas elétricas.
No restante do país, a previsão é de tempo mais firme ao longo do dia com ocorrência de pancadas de chuva isoladas. Somente na porção litorânea do leste do Nordeste que o tempo fica mais nublado e com chuva fraca a qualquer hora do dia. Já na faixa que vai de Fortaleza até o Amapá, a condição é mais instável e chove de moderada a forte intensidade ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.
No domingo (04), as chuvas diminuem no Centro-Norte do país e aumentam na Região Sul. Uma área de baixa pressão atmosférica se forma sobre o Paraguai durante a madrugada e avança em direção ao Paraná, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em todo o território paranaense, de Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul. Alerta para temporais para o oeste do Paraná e de Santa Catarina.
Tendência para a próxima semana
Na próxima semana as chuvas passam a se concentrar na metade norte do país, com tempo mais firme nas áreas mais ao sul com diminuição das temperaturas. Há previsão da formação de um ciclone no oceano na altura do estado de São Paulo a partir da terça-feira (6). Esse sistema no decorrer da semana pode provocar temporais, principalmente entre o Rio de Janeiro e sul da Bahia.