Como fica o tempo neste fim de semana e no feriado de 15 de novembro?
Dias típicos sob influência do La Niña, com o país dividido em tempo mais firme em boa parte do centro-sul e instável no centro-norte. Confira os destaques e alertas para o fim de semana prolongado.
As chuvas ainda vão ocorrer em boa parte do país, porém uma parte terá um fim de semana e feriado de 15 de novembro bastante proveitoso. Serão dias com um padrão bem típico sob condições de La Niña: umidade concentrada no centro-norte e tempo mais firme no centro-sul. Confira a seguir os destaques e alertas para os próximos dias.
Destaque da previsão para o sábado
Há atuação de dois principais sistemas: uma alta pressão no oceano próximo à Região Sul e uma região de cavado entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O primeiro sistema favorece o transporte de umidade e de ar mais frio para toda a faixa leste que vai do sul do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro e deixa o tempo nublado com potencial de chuva fraca, alternando com períodos de melhoria ao longo do dia. No leste gaúcho, o sol predomina a partir da tarde.
Previsão de tempo firme e ensolarado em todo o interior da Região Sul, no Mato Grosso do Sul e nas demais regiões de São Paulo, com maior concentração de nuvens no nordeste do estado. Sol também para toda a faixa norte do país e faixa leste, que vai do Rio Grande do Norte até o norte da Bahia.
Já desde o oeste da Região Norte até o leste baiano, estado de Minas Gerais e o Espírito Santo, a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, deixa o tempo nublado ao longo de todo o dia, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada no Acre, Amazonas, sul do Pará, no Mato Grosso, no centro-norte de Goiás, no Tocantins, em boa parte do estado da Bahia, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
A partir da tarde, instabilidades se desenvolvem tornando as chuvas mais intensas e abrangentes, mas somente em Rondônia, no sul e oeste do Amazonas, no sul do Pará, na metade norte do Mato Grosso, no centro-sul do Tocantins, no centro-norte de Goiás, no sul e oeste da Bahia, norte e noroeste de Minas Gerais.
Destaque da previsão para o domingo
Os mesmos sistemas continuam a influenciar as condições de tempo no país, com o acréscimo de uma frente fria que avança pela Argentina e o Uruguai.
Na Região Sul, o tempo firme predomina ao longo do dia na maior parte, com tempo nublado e possibilidade de chuva fraca somente na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, pancadas pela manhã no extremo oeste e no sul mais para o fim do dia, sem potencial para transtornos.
No Centro-Oeste e na Região Norte, o dia fica instável com chuvas isoladas de até forte intensidade ocorrendo pela manhã principalmente entre Tocantins, Goiás e o Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas no centro-norte e noroeste do estado. A partir da tarde, alerta de tempestades e chuvas intensas para o Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
No Sudeste e no Nordeste, tempo firme com sol entre poucas nuvens em São Paulo, no Rio de Janeiro e na região do Triângulo Mineiro. Tempo nublado e com baixa possibilidade de chuva em boa parte do território mineiro e no Espírito Santo. No norte de Minas Gerais, sul, oeste e leste da Bahia e nos estados do Maranhão e do Piauí, chuva fraca e isolada pela manhã e pancadas, com potencial para tempestades a partir de meados da tarde.
Destaque da previsão para 15 de novembro
O mesmo padrão se observa, mas redução do potencial das chuvas. Tempo firme predomina da metade sul do Mato Grosso do Sul, na Região Sul, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Tempo mais fechado e sem previsão de chuva, do leste de Santa Catarina até o sul de São Paulo. Previsão de chuva fraca e isolada somente entre o meio da tarde e o fim do dia na metade sul do Rio Grande do Sul.
Nas demais áreas do Centro-Oeste, na Região Norte e nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, muita nebulosidade, predomínio de pancadas isoladas a partir de meados da tarde.