Como segue o tempo neste fim de semana?
Sol, calor e umidade relativa baixa em todo o Brasil Central. Enquanto isso na Região Sul, bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais baixas.
Nos dias que se passaram foram contrastantes no Brasil. Em boa parte do país, uma massa de ar seco vem impedindo a formação de nuvens de chuva e propiciando uma condição de tempo mais quente e seco no Centro-Oeste, Sudeste, interior no Nordeste, estado de TO, sul do Pará e boa parte do PR. Em compensação no RS e parte de SC, se vem observando chuva e temperaturas mais baixas. Esse padrão irá continuar durante esse fim de semana? E ao longo da próxima semana há alguma previsão de mudança?
Previsão para o fim de semana
Uma frente fria que se forma no oceano na altura do RS contribui para a manutenção da nebulosidade sobre a Região Sul. Neste sábado (05), o dia segue nublado e com temperaturas amenas em todo o estado do RS e meio leste de SC, com previsão de chuva fraca a partir da tarde desde o litoral norte gaúcho até o leste do PR. Devido aos ventos de sul, há ligeira sensação de frio na metade sul do RS e leste do estado de SC e do PR.
Condição semelhante é observada no leste de SP. Na região o dia amanhece com aspecto de tempo firme, porém no decorrer da manhã a nebulosidade aumenta e as temperaturas não se elevam muito, com previsão a partir da tarde de tempo nublado e ligeira sensação de frio. Já no interior do país, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas que superam os 30°C no MT, MS e TO. Essa condição favorece a diminuição da umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 20%.
No domingo (06), a frente fria que estava na altura do RS, se afasta para o oceano e avança para norte, até ficar na altura do estado de SP, o que contribui para a diminuição das temperaturas em toda a Região Sul e metade sul paulista. Ao mesmo tempo, áreas de instabilidade que se formam na Argentina e Paraguai, favorecem o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva moderada já pela manhã no Oeste e Missões no RS, fraca e isolada no oeste de SC e do PR. Mas é no litoral catarinense, em Florianópolis, que a chuva ocorre com maior intensidade nas primeiras horas da manhã.
No decorrer do dia a chuva se espalha por todo o RS, SC e extremo oeste do PR, ocorrendo de forma fraca e isolada na parte da tarde. Nas regiões litorâneas do norte gaúcho ao PR, o tempo segue nublado e com chuva a qualquer hora. Em SP e no RJ, a nebulosidade aumenta bastante ao longo do dia, trazendo uma pequena chance de chuva fraca no litoral, com temperaturas mais baixas e ligeira sensação de frio.
No restante do país sem grandes mudanças. O tempo segue seco e quente no Centro-Oeste, estado do TO, sul do PA e interior do Nordeste. As chuvas continuam no extremo norte e aumentam de intensidade em Ilhéus, Salvador e Aracaju.
Tendência para a próxima semana
O início da próxima semana será caracterizado pelo aumento das chuvas no leste das regiões Sul e Sudeste, com diminuição das temperaturas no leste do PR e de SP, nos estado do RJ e do ES, e no sul de MG. A partir da quinta-feira (10), uma frente fria se forma entre o Uruguai e Argentina, e avança em direção ao Sul do Brasil, provocando chuva de moderada a forte intensidade nos três estados da Região. Esse sistema avança até o Sudeste, trazendo consigo uma massa de ar fria, que pode corresponder à primeira onda de frio do ano. No entanto ainda é muito cedo para afirma qual a intensidade do frio.