Como será o clima no mês de julho no Brasil
As previsões do modelo do ECMWF indicam que o mês de Julho apresentará uma tendência de temperaturas acima do normal e de chuvas mais irregulares que o normal em grande parte do Brasil, assim como temos observado em Junho.
O inverno não começou exatamente da forma que esperávamos em grande parte do Brasil. Junho tem sido um mês de chuvas irregulares pelo Brasil, com as chuvas mais volumosas se concentrando nos extremos do país, como no extremo norte da região Norte, no leste do Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul, no extremo Sul do país.
Apesar desta estação ser de fato o período mais seco e de menores acumulados de chuva em grande parte do Brasil, principalmente na porção central, a estiagem chegou de forma antecipada e intensa em partes do Brasil, como é o caso da região do Pantanal e também partes da Amazônia, que já registram níveis baixos em seus principais rios e um aumento das queimadas, em um nível superior ao que é esperado para essa época.
Em relação às temperaturas, Junho tem sido um mês de temperaturas acima da média em grande parte do país, com muitas localidades registrando temperaturas típicas de verão em pleno inverno, inclusive no Sul do país, que geralmente registra temperaturas mais amenas nessa época. Apesar das previsões indicarem o avanço de consecutivas frentes frias e massas de ar frio nos próximos dias, será que essa tendência se manterá ao longo do mês de Julho?
Como ficará o padrão de chuvas em Julho?
Julho deverá começar com uma virada das condições do tempo principalmente sobre o Centro-Sul do Brasil, o avanço de uma poderosa frente fria na virada do mês finalmente conseguirá romper o padrão de bloqueio atmosférico, o que fará com que as chuvas retornem a partes do Brasil Central, como o sul da região Centro-Oeste e partes do Sudeste.
Devido a atuação dessa frente fria, o modelo ECMWF prevê uma anomalia positiva de precipitação na primeira semana de Julho na porção leste da região Sudeste, incluindo partes do estado da Bahia, o que indica que essa frente poderá alcançar latitudes mais a norte. Enquanto que o norte da região Sul, grande parte das regiões Centro-Oeste e Norte, além do norte do Nordeste registrarão acumulados de chuva abaixo da média.
Apesar do início otimista em relação ao cenário de chuvas para o Brasil central e Sudeste, as previsões de anomalias semanais do ECMWF indicam que a partir da segunda semana até a ultima semana de Julho essas regiões passarão a registrar acumulados de chuva próximos ou abaixo da média, o que para essa época do ano pode significar quase nenhum acumulado de chuva significativa para essas regiões.
A região Norte também registrará acumulados de chuva próximo ou abaixo da média ao longo do mês, assim como o norte da região Nordeste. As únicas regiões a registrarem acumulados de chuva mais próximos ao esperado para o mês são a porção leste do Nordeste e a porção sudeste da região Sul, que poderá apresentar uma maior frequência de passagem de frentes frias costeiras.
Como ficarão as temperaturas em Julho?
Acompanhando a passagem dessa frente fria que romperá o padrão de bloqueio atmosférico, uma poderosa massa de ar frio continental avançará pelo interior do continente sul americano, fazendo com que as temperaturas fiquem abaixo do normal na região Sul do Brasil na primeira semana de Julho, enquanto o restante do país segue com a tendência de temperaturas acima da média.
A partir da segunda semana de Julho as anomalias positivas de temperatura se expandem para sul, de forma que somente o estado do Rio Grande do Sul apresenta uma tendência à normalidade.
Nas duas últimas semanas de Julho a tendência é de temperaturas acima da média em praticamente todo o Brasil, com exceção do interior do Nordeste. As anomalias positivas de temperatura serão mais intensas no norte da região Sul, interior do Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e Norte.
Isso indica que provavelmente, após a atuação da primeira massa de ar frio no começo do mês, não teremos o avanço de novas massas de ar frio intensas que possam derrubar consideravelmente as temperaturas no Brasil. Inclusive, de acordo com a tendência apresentada de temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média em grande parte do Brasil, principalmente no Centro-Sul, é possível que um novo evento de bloqueio atmosférico se estabeleça em Julho.