Como será o clima no mês de Março: ainda há risco de temperaturas extremas
O primeiro mês do outono inicia em meio à quinta onda de calor no país. A maior parte do país terá temperaturas acima da média ao longo de todo o mês e volta a chover com mais regularidade no centro-sul.

Março marca o início do outono meteorológico, embora a estação só comece astronomicamente às 6h01 do dia 20. Esse mês de transição costuma trazer mudanças graduais no clima, como a redução das temperaturas e o aumento da chuva em algumas regiões. No entanto, as anomalias de temperatura e de precipitação ainda são um fator de atenção, com o calor extremo persistindo em parte do período.
Março inicia com onda de calor, mas pode ter o primeiro frio do ano no Sul
O mês inicia com a quinta onda de calor do ano, elevando as temperaturas até 10°C acima da média entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, especialmente na semana do Carnaval (3 a 10 de março). Apenas no Norte e no litoral do Nordeste as temperaturas ficarão mais próximas ou abaixo da média.
Na segunda semana (10 a 17 de março), o calor diminui, mas ainda mantém anomalias de até 6°C acima da média no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Enquanto isso, massas de ar frio começam a ganhar força na Argentina e Uruguai, podendo influenciar o Rio Grande do Sul com o primeiro frio do ano.

Entre os dias 17 e 24, o calor perde intensidade, com anomalias reduzidas para 1°C a 3°C acima da média na maior parte do país. Já no fim do mês (24 a 31), o Rio Grande do Sul terá temperaturas dentro da média, trazendo alívio para o calor e possibilidade de frio, enquanto o restante do país ainda permanecerá ligeiramente mais quente que o normal.
Março será seco no Sudeste, mas a chuva retorna gradualmente
Além do calor acima da média, Março será marcado por chuva abaixo do normal no Centro-Sul do Brasil. A primeira metade do mês terá precipitação muito escassa, principalmente no norte da região Sul e no Sudeste, devido a um bloqueio atmosférico que inibirá a formação de instabilidades. No Centro-Oeste e Sudeste, apenas temporais isolados poderão causar volumes elevados de chuva em curtos períodos.

03 a 10 de Março:
- Chuva muito abaixo da média em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e Sul, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
- Grande parte do Norte e no litoral Nordeste apresentam chuvas entre média e acima da média.
10 a 17 de Março:
- A anomalia negativa ainda persiste em parte do Sudeste, mas começa a perder intensidade.
- O padrão seco se mantém em algumas áreas do Centro-Oeste e no interior do Nordeste.
- O Sul do Brasil apresenta um cenário mais próximo da média, com chuva ligeiramente acima da média em Santa Catarina.
17 a 24 de Março:
- O Sudeste e parte do Centro-Oeste ainda têm precipitação abaixo da média, mas há sinais de recuperação.
- O Sul do Brasil já recebe mais chuva, com valores entre a média e ligeiramente acima da média.
- No Norte do Brasil, as chuvas continuam ligeiramente acima da média.
24 a 31 de Março:
- As chuvas retornam para o Sul e partes do Sudeste, com um cenário mais equilibrado.
- A região Norte ainda apresenta áreas com precipitação ligeiramente acima da média.
- O Nordeste e partes do Centro-Oeste ainda podem ter déficits de precipitação.
Essas são as tendências do modelo de confiança da Meteored para Março, mas é importante destacar que os modelos são rodados todos os dias, atualizando as previsões, por isso é importante continuar acompanhando a previsão do tempo para maiores detalhes.