Como será o clima nos primeiros 15 dias de Janeiro no Brasil

O modelo de confiança da Meteored projeta a primeira quinzena de Janeiro com chuvas abaixo da média no Sul do país e acima da média em grande parte do Sudeste, mantendo a região em alerta para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

jan
Janeiro inicia com padrões de anomalias de precipitação e temperatura contrastantes entre as regiões.

Janeiro marca o auge do verão no Brasil, e as primeiras semanas do ano tendem a ter chuvas acima da média em algumas regiões que já vem sofrendo com alagamentos e transtornos relacionados à estação chuvosa. Isso é o que indica a rodada mais atual do modelo europeu ECMWF, iniciada no domingo (29), que destaca precipitação semanal com desvios entre 60 e 90 mm acima da média em áreas do Sudeste, podendo ultrapassar este valor no litoral do Espírito Santo. Confira os detalhes.

Alerta de chuvas acima da média no Sudeste

Os mapas abaixo mostram as tendências de anomalia de precipitação do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com. A escala de cores em laranja indica chuva abaixo da média, enquanto a escala em verde indica chuva acima da média. A semana entre os dias 30 de Dezembro e 6 de Janeiro será de chuva dentro da normalidade na costa norte do Nordeste, centro-sul do Rio Grande do Sul e grande parte Centro-Oeste, exceto pelo Mato Grosso do Sul, que terá chuva abaixo do normal. A precipitação também será abaixo do normal em grande parte do Nordeste e da região Sul.

Na região Norte a chuva tende ser de média a acima da média, enquanto a região Sudeste permanece em alerta para chuvas acima do normal, onde serão registrados os maiores desvios positivos em relação à média da semana, com desvios máximos da ordem de 100 mm entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. A região Sudeste vem sendo afetada por altos volumes de chuva desde a segunda quinzena de Dezembro, o que tem causado transtornos como queda de energia, danos por granizo e alagamentos.

prec_15dias
Anomalia média semanal de precipitação (em mm) prevista pelo modelo ECMWF para primeira quinzena de Janeiro.

Na semana entre os dias 06 e 13 de Janeiro, as tendências do ECMWF mostram um aumento da região com anomalias positivas de precipitação no Sudeste, se estendendo sobre todo o Nordeste e grande parte do Centro-Oeste. Os desvios máximos podem ultrapassar os 100 mm em relação à média da semana, principalmente no litoral, entre o sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, bem como em partes de Minas Gerais. Em São Paulo, a variabilidade da chuva será maior, com volumes acima da média no norte e no nordeste do estado, enquanto o centro-sul terá chuvas dentro ou abaixo da média.

A faixa que se estende sobre a região Sul e o estado do Mato Grosso do Sul terá chuvas abaixo da média, com desvios máximos de até 60 mm abaixo do normal. Já a região Norte, terá precipitação de média a abaixo da média na segunda quinzena de Janeiro.

Anomalias de temperatura refletem o padrão de chuvas

À respeito das anomalias de temperatura do ar, os mapas abaixo mostram as previsões do ECMWF para as semanas entre 30 de Dezembro e 13 de Janeiro. Aqui, a escala de cores em azul representa temperatura abaixo da média e em vermelho acima da média. Podemos observar que as anomalias de temperatura seguem os padrões de chuva, com temperaturas abaixo da média em áreas onde a precipitação ficará acima da média, uma vez que a nebulosidade associada à precipitação não deixa as temperaturas subirem tanto.

Entre 30 de Dezembro e 06 de Janeiro o Nordeste deve ter os maiores desvios positivos em relação à média semanal, com temperaturas até 6°C acima do normal no Sertão nordestino. As temperaturas tendem a ficar ligeiramente acima da média na maior parte do país (até 1°C), sendo que temperaturas abaixo da média são esperadas para o extremo norte da região Norte e em toda a faixa leste, que se estende entre o Rio Grande do Sul e o Sudeste.

temp_15dias
Anomalia média semanal de temperatura (em °C) prevista pelo modelo ECMWF para primeira quinzena de Janeiro.

Na semana entre os dias 06 e 13 de Janeiro há um contraste entre as anomalias da metade oeste e leste do país. A metade oeste tende a ter temperaturas um pouco acima da média, com os maiores desvios positivos no oeste da região Sul, Mato Grosso do Sul e norte do Amazonas, de até 3°C acima do normal. Já o centro-leste do país - com exceção do litoral do Nordeste - será de temperaturas ligeiramente abaixo da média, com a maior parte dos desvios de até 1°C abaixo da média e desvios máximos de até 3°C inferiores ao normal no Sertão nordestino e na costa, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Espírito Santo.

A Meteored | Tempo.com reforça o estado de alerta para a população do Sudeste que vive em áreas de risco, com histórico de alagamentos e principalmente de deslizamentos de terra, uma vez que as tendências indicam chuvas acima da média em regiões onde o solo já está encharcado.