Como será o fim de semana?
Fim de semana será marcado pela formação de um ciclone no Sul do Brasil. No restante do país, chuva no Nordeste e frio chegando até a Região Norte.
Na noite desta sexta-feira (06) uma região de baixa pressão começa a se formar sobre o Uruguai e o RS, favorecendo a formação de nuvens de tempestade sobre a metade sul do estado gaúcho, deixando em alerta para ventos e chuva fortes, e para a probabilidade de queda de granizo no decorrer da próxima madrugada. O amanhecer do sábado será de tempo nublado e chuva ainda para a metade sul do RS, com previsão de diminuição das chuvas somente a partir da tarde.
Nas demais áreas da Região Sul bastante nebulosidade, porém o sol consegue aparecer ao longo do dia, com mais facilidade nos estado de SC e do PR. No entanto, o que chama a atenção é o aumento das temperaturas proporcionado pelos ventos de norte, deixando o dia agradável. Nos estados do MS e de SP se observa a mesma condição, com predomínio do sol ao longo de todo o dia.
No Nordeste as chuvas aumentam em todo o litoral norte e na faixa leste que vai de Salvador até Natal. A previsão é de tempo nublado e com chuva alternando de intensidade ao longo do dia, sendo mais intensa pela manhã no MA e na parte da tarde no CE. Na faixa leste, a chuva é menos intensa, mas também ocorre ao longo do dia, com interrupção na parte da noite.
No domingo (08) as chuvas perdem intensidade no RS, mas ainda ocorrem de maneira fraca e isolada ao longo do dia em todo o estado. O dia amanhece com temperaturas baixas e sensação de frio intensificada pelos ventos. Em SC, o dia fica nublado e frio, com chuva fraca ocorrendo em todas as regiões. A partir da tarde a chuva se espalha para a metade sul e leste do PR, aumentando de intensidade juntamente com o frio, que avança pelo estado do MS, chegando ao sul do MT.
No Nordeste sem grandes mudanças. O tempo nublado e chuvoso se mantém no litoral norte, com chuva mais intensa ocorrendo pela manhã e diminuição a partir da tarde. Na faixa leste a chuva diminui e chove fraco mais pela manhã. Na parte da tarde o tempo fica mais firme, com possibilidade de aparecimento do sol.
O frio e mudança do tempo na próxima semana
Com o deslocamento do ciclone para o oceano, uma massa de ar polar consegue avançar pela Sul e aumentar a sensação de frio a partir da próxima semana na Região. Ainda mais, os ventos de sul transportam esse ar mais frio para áreas mais ao norte, chegando a esfriar até o estado do AC (friagem).
No Sudeste, o frio chega a partir de segunda-feira (06), juntamente com o aumento da nebulosidade e da ocorrência das chuvas no leste da Região, onde há previsão de chuva até pelo menos quarta-feira (11).