Como será o tempo no Brasil na próxima semana: a primeira ZCAS de fato pode se formar sobre o Sudeste e o Centro-Oeste
O primeiro evento de ZCAS verdadeiro desse período úmido pode se formar nesta semana na sua posição climatológica sobre o Sudeste, Centro-Oeste e o Norte do Brasil.
O avanço de uma frente fria neste início de semana vai contribuir para sustentar um padrão de convergência de umidade sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir da quarta-feira (13), podendo persistir até o próximo fim de semana. Esse padrão mais úmido também é sustentado pela atuação dos sistemas Alta da Bolívia e Cavado ou Vórtice Ciclônico do Nordeste, que ocorrem nos níveis mais elevados da atmosfera e são elementos fundamentais para a formação de zonas de convergência sobre o Brasil.
Quando esse padrão persiste por no mínimo 4 dias, há o estabelecimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Essa classificação, que possui mais de 30 anos, têm sido ignoradas por alguns meteorologistas e, principalmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que vem classificando qualquer convergência de fluxo de umidade como ZCAS.
No entanto, vamos à análise e previsão da Meteored Brasil para a próxima semana para saber o que esperar de fato das chuvas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Semana começa com pouca chuva no Sudeste e chuvas intensas em uma pequena parte do Centro-Oeste
Nesta segunda-feira (11), o tempo firme e o calor predominam em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O tempo mais fechado e com alerta de pancadas de chuvas de até forte intensidade fica para o centro-norte do Mato Grosso e do estado de Goiás. Em Minas Gerais, o tempo fica mais fechado somente na porção norte e nordeste do estado, mas com possibilidade de chuva fraca e pontual.
Na terça-feira (12), o potencial de chuvas intensas aumenta com o deslocamento de uma frente fria, que contribui para mudar o escoamento e regiões mais instáveis sobre o Centro-Oeste. Assim, há alerta de chuvas intensas e risco de tempestades no centro-norte do Mato Grosso do Sul e no estado do Mato Grosso. Pancadas isoladas, mas sem potencial de eventos intensos, atingem o estado de Goiás.
No Sudeste, a previsão de chuva fica somente no sul e faixa leste do estado de São Paulo, que acontecem a partir do meio da tarde. Com o avanço costeiro da frente fria, o tempo muda no Rio de Janeiro somente no período da noite, sem alertas para transtornos.
A partir de quarta-feira a ZCAS começa a se formar e as chuvas proporcionam alertas
Com o avanço da frente fria de forma costeira pela madrugada da quarta-feira (14), há a conexão da umidade da Região Norte até o Sudeste, dando início ao padrão de zona de convergência. Assim, o tempo fica encoberto em todos os estados do Sudeste, sobre Goiás, e Mato Grosso, o norte do Mato Grosso do Sul e boa parte da Região Norte.
A partir do fim da manhã e início da tarde da quarta-feira (12), há potencial de chuvas intensas que podem provocar transtornos no centro-sul, norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e de forma pontual no Centro-Oeste, onde podem ser registradas tempestades. Alerta para as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Na quinta-feira (14), o deslocamento da frente fria no oceano contribui para uma deslocamento mais para norte da zona de umidade, o que muda as regiões com maior potencial de chuvas. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem com fraca intensidade ou como chuvisco. Já na porção central de Minas Gerais, Goiás e norte do Mato Grosso, há potencial e alertas de chuvas intensas. Nas demais regiões mineiras, centro-norte de São Paulo e no centro-sul e leste do Mato Grosso, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade.
Na sexta-feira (15), o canal de umidade se mantém e agora volta a se posicionar melhor sobre o Sudeste, voltando à posição climatológica do que virá a ser a ZCAS. Alerta de chuvas intensas a partir da tarde sobre o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás e o norte do Mato Grosso do Sul.
O sábado (16) é o último dia da ZCAS, que já apresenta um enfraquecimento bem nítido e impactando na intensidade das chuvas que ocorrem com fraca a moderada intensidade sobre São Paulo, o Rio de Janeiro, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Os estados de Goiás e de Minas Gerais, não possuem mais potencial de chuvas.