Como será o tempo no Brasil na semana: chuvas espalham pelo Brasil até o interior do Nordeste, mas reduzindo no Sudeste
A semana será marcada por chuvas em boa parte do Brasil, eventos retornando para a Região Sul e maiores acumulados no Brasil Central. Região Sudeste volta a vivenciar um período mais seco.
O período úmido começou na última semana, através de uma mudança de padrão que proporcionou a organização das chuvas em praticamente todo o Brasil, com eventos de chuva intensos, volumosos e tempestivos.
Na próxima semana, as chuvas vão continuar ocorrendo em boa parte do país, com previsão para a Região Sul, para o Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste. A Região Sudeste registra uma redução do potencial de precipitação em boa parte da Região.
A seguir trazemos os detalhes do comportamento dos eventos de chuvas ao longo da semana por região do Brasil.
Região Sul: chuvas retornam no início da semana
A segunda-feira (14) será marcada pelo tempo firme em boa parte do Sul do Brasil. Devido à circulação dos ventos promovido por uma massa de ar frio no oceano, há o transporte de umidade do oceano em direção ao leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, alternando com períodos longos sem precipitação e até mesmo de sol entre muitas nuvens. Um comportamento muito semelhante ao de domingo (13).
Já no Rio Grande do Sul, uma região mais instável começa a atuar no estado a partir da tarde, provocando pancadas isoladas de até forte intensidade no Oeste, que se estendem até o leste do estado, na região metropolitana de Porto Alegre, no período da noite. Da porção central até o leste do estado, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade. Nas áreas mais a oeste, há potencial de chuva forte e trovoadas a partir do fim do dia. Porção sul e sudeste do estado, recebem chuvas de fraca intensidade e mais pontuais no período da noite.
Na terça-feira (15), as instabilidades ganham intensidade e se espalham pelo Rio Grande do Sul já na madrugada, com previsão de chuvas de até forte intensidade no Oeste, Sul e Campanha, e menos intensas na região Central e metropolitana de Porto Alegre. No Norte do estado, as chuvas ocorrem de forma bastante isolada. O tempo instável continua ao longo do dia, com chuvas diminuindo de intensidade e parando no a partir do meio da tarde em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Somente no leste as chuvas continuam no período da noite.
Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de tempo nublado com chuvas fraca no centro-leste catarinense e no leste paranaense. No fim da manhã e à tarde, instabilidades provocam pancadas de chuva no meio-oeste de Santa Catarina, no oeste, sul e sudoeste do Paraná. Não há potencial para transtornos.
Na quarta-feira (16) de nebulosidade variável em toda a Região Sul, com tempo mais fechado no centro-leste do estados pela manhã. No período da tarde, chuva fraca e isolada acontece no meio-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o sul de Florianópolis, o tempo segue nublado, com chuva fraca e chuvisco, mas com tempo firme na ilha.
Na quinta-feira (17), o tempo fica mais firme, mas ainda com bastante nebulosidade variável no leste desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, com possibilidade de chuva fraca e pontual ou chuvisco ao longo do dia. Somente no período da tarde, instabilidades que se formam na Argentina trazem potencial de pancadas nas regiões de fronteira do oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina.
Na sexta-feira (18), a nebulosidade aumenta ao longo do dia em praticamente toda a Região Sul, com tempo mais firme no sul e oeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. No meio da manhã, há previsão de chuvas no oeste de Santa Catarina e do Paraná. A partir da tarde, as instabilidades provocam chuvas de até forte intensidade em boa parte das regiões catarinenses, com exceção do leste onde chove fraco, do norte do Rio Grande do Sul, no centro-sul, oeste e leste do Paraná.
Região Sudeste: potencial de chuva reduz bastante
Ao longo de toda a semana, o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sudeste, com nebulosidade variável nas áreas do leste e do extremo oeste, próximas do Centro-Oeste.
No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, somente na segunda-feira (14) que o tempo fica nublado e com ocorrência de chuvas fraca ou chuvisco ao longo do dia. A maior probabilidade de chuvas está no território paulista, principalmente no litoral. No Rio de Janeiro, há pouca chance de chuva. Para o restante da semana a previsão é de tempo firme.
No restante da Região Sudeste não há previsão de chuva na segunda-feira (14). Já na terça-feira (15), há alerta de pancadas de até forte intensidade e de tempestade pontuais na região do Triângulo Mineiro e no extremo norte e noroeste de São Paulo.
Na quarta-feira (16), o potencial de pancadas isoladas de até forte intensidade e de tempestades pontuais se mantém na região do Triângulo Mineiro e passa a acontecer também no norte e noroeste de Minas Gerais. Essa condição se mantém até a sexta-feira (18).
Região Centro-Oeste: uma semana marcada por pancadas isoladas e tempestades
A previsão para o Centro-Oeste é bem simples para a semana: previsão de chuvas isoladas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestade em praticamente toda a Região. As chuvas podem atingir todas as regiões do Mato Grosso, de Goiás, do norte e oeste do Mato Grosso do Sul. A porção com maior potencial de precipitação é o leste do Mato Grosso e o estado de Goiás.
As chuvas mais intensas e abrangentes acontecem entre a quarta-feira (16) e a sexta-feira (18), com um início de semana de padrão muito irregular da precipitação.
Região Norte: pancadas isoladas e diminuição do potencial das chuvas
A semana começa com pancadas isoladas e tempestades pontuais ocorrendo na porção oeste e sul da Região Norte, atingindo mais o Acre, Amazonas, Rondônia e o sul do Pará. A partir de quarta-feira (16), as chuvas se concentram no sul do Amazonas, em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins, mantendo o padrão irregular da precipitação.
Região Nordeste: as chuvas passam a ocorrer no interior da Região
A semana será de tempo instável no leste da Bahia, com chuvas mais expressivas ocorrendo no início da semana. A partir da quarta-feira (16), o leste do Nordeste passa a ter aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas fraca, mas de baixo volume. Chuvas mais volumosas continuam ocorrendo no leste da Bahia.
A partir da terça-feira (15), as instabilidades começam a se formar no interior do Nordeste, ganhando abrangência ao longo da semana e aumento da intensidade das chuvas. Somente na faixa norte da Região, que não há previsão de chuva.