Como será o tempo no Brasil na semana: período úmido consolidado com mais chuva sobre o Sudeste e centro-norte do país
Mais uma semana de boas chuvas sobre boa parte do Brasil, com eventos expressivos no Centro-Oeste e no Sudeste, além da Região Norte e no interior do Nordeste.
O período úmido no Brasil iniciou de fato na semana passada, com o aumento da umidade no centro-norte e leste do país e a ocorrência de chuvas intensas, tempestades e eventos de fraca a moderada intensidade, que abrangeram boa parte das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até mesmo o interior do Nordeste.
Nesta semana, o padrão de chuvas continuam em boa parte do país, com eventos mais expressivos no Brasil Central, na porção entre as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Confira a seguir os detalhes das chuvas.
Segunda-feira
A semana começa com tempo nublado e instável em boa parte do Brasil e com ocorrência de chuvas pontuais de fraca a moderada intensidade no período da manhã no centro-norte e oeste de São Paulo, no centro-leste e norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, no Tocantins, sul do Pará, todo o leste do Mato Grosso e extremo norte e oeste de Goiás. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, há possibilidade de chuva fraca e chuvisco.
Ao longo do dia, as instabilidades ganham intensidade e trazem potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais a partir do meio da tarde no norte de São Paulo, no norte e oeste de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no oeste, sul e centro da Bahia, no estado de Goiás, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no leste e norte do Mato Grosso, no Tocantins, metade sul do Pará e no leste do Amazonas.
No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo segue nublado e com chuva fraca, sem potencial para transtornos.
Terça-feira
Na terça-feira (22), o potencial de chuvas diminui, principalmente no período da manhã, quando há mais nebulosidade variável do que chuva sobre o centro-leste do Brasil. Chuvas de fraca intensidade ou chuvisco podem ocorrer somente no leste e sul da Bahia, e no Espírito Santo. No centro-leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo firme predomina e há o surgimento do sol.
Ao longo do dia, o processo de formação das instabilidades se repete, mas com menor intensidade e organização em relação aos dias anteriores. Alerta para o potencial de pancadas de chuva de até forte intensidade e de tempestades pontuais no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em Goiás, no leste e centro-norte do Mato Grosso, no sul do Tocantins e em Rondônia. No Amazonas ocorrem as chuvas mais intensas e abrangentes na metade sul do estado.
Nas demais áreas do estado de São Paulo, a nebulosidade aumenta e há potencial de chuvas muito isoladas e de curta duração. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo, demais regiões de Minas Gerais e na Bahia, o tempo firme predomina com poucas nuvens no céu.
Quarta-feira
Na quarta-feira (23), o tempo fica mais estável na porção central do país, aumentando o potencial de chuvas para o sul do Sudeste, oeste da Região Norte e do norte do Centro-Oeste.
Assim, pela manhã, há previsão de chuva fraca e abrangente no centro-sul, oeste e norte de São Paulo. No leste paulista, há possibilidade de chuvisco no litoral centro-sul e na região metropolitana da capital. Previsão de chuva mais intensa somente no oeste da Região Norte. Nas demais regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, o tempo firme predomina, com possibilidade de chuva muito pontual e de curta duração no centro-sul de Goiás, e de tempo mais fechado e sem chuva no centro-leste e norte de Minas Gerais.
No período da tarde, o potencial de chuvas aumenta bastante e há alertas de chuvas intensas e de tempestades no centro-norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-norte do Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás, no estado do Mato Grosso, no oeste do Amazonas e em Rondônia.
No leste de São Paulo, há possibilidade de pancadas isoladas, que podem ocorrer até forte intensidade. No Rio de Janeiro, o tempo firme aumenta, mas há registro de aumento da nebulosidade.
Quinta-feira
Na quinta-feira (24), um intenso ciclone pode se formar na Região Sul e, essa condição, contribui para a diminuição do potencial de chuvas no Brasil Central e na porção centro-norte do Brasil. Já no Sudeste, o sistema ciclônico contribui para desestabilizar a porção centro-leste da Região.
Pela manhã, muita nebulosidade variável pelo Sudeste, com tempo mais fechado em Minas Gerais e no estado de São Paulo, com exceção do leste paulista, do centro e norte de Minas Gerais. Há possibilidade de chuva fraca e pontual na porção central de São Paulo e nas regiões próximas à divisa com o Paraná.
Já no início da tarde, a nebulosidade começa a se adensar e no meio da tarde há alertas de chuvas de até forte intensidade e de tempestades em boa parte de São Paulo, com exceção do leste, no centro-sul de Mina Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no leste e sudeste do Mato Grosso.
No Rio de Janeiro e no leste de São Paulo, mais para o fim do dia há o potencial de pancadas isoladas, que podem ocorrer com até forte intensidade ou na forma de tempestades.
Alerta para o elevado potencial de tempestades no oeste, centro e sul de São Paulo no período da noite.
Sexta-feira
A semana termina com a atuação de uma frente fria, proveniente da presença da ciclone extratropical que se formou na Região Sul.
Assim, já pela manhã, há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no centro-norte, sul e oeste de São Paulo, com tempo nublado na faixa leste. Previsão de chuva também para o centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul e no centro-sul do Mato Grosso. No centro-sul de Minas Gerais, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca e isolada.
No período da tarde, a frente fria contribui para organização das instabilidades que passam a provocar chuvas de até forte intensidade no norte e leste de São Paulo no centro-sul e oeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no nordeste do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.