Confira onde e quanto vai chover no Brasil nesta semana

A semana tem previsão de chuva para boa parte do Brasil e o retorno dela para o extremo Sul do país. Os maiores acumulados dos próximos dias vão ocorrer na região Norte e Sudeste.
O final de semana foi de chuva no Sudeste, estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram precipitação superior a 100 mm em cidades de Minas e Rio de Janeiro, abaixo os maiores volumes das últimas 48 horas:
- Passa Vinte/MG - 136,6 mm
- Itatiaia/RJ - 107,8 mm
- Santana do Parnaíba/SP - 95,0 mm
- Ribeirão Preto/SP - 90,6 mm
- Itapecerica da Serra/SP - 82,6 mm
No decorrer dos próximos dias as chuvas vão continuar e poderão ser volumosas em diversas áreas do Sudeste e centro-norte do Brasil. Além de poderem causar transtornos quando ocorrem de maneira intensa, principalmente em regiões de baixadas e que já possuem problemas com estes eventos meteorológicos.
Confira a previsão do tempo para esta semana em todo o país
A semana será com chuvas espalhadas pelo Brasil
No decorrer desta semana, as instabilidades vão se espalhar pelo Brasil, principalmente no período da tarde. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que áreas do Sudeste e Sul do Brasil poderão ser afetadas por chuvas intensas e provocar transtornos, principalmente em cidades que já possuem históricos de alagamentos.
Áreas do centro-norte do Brasil também vão registrar precipitações e ainda se encaixam nos alertas emitidos pelo INMET, devido a probabilidade de ocorrência de chuvas intensas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua injetando umidade sobre a região Norte e Central do Brasil, provocando chuvas já esperadas na região para esta época do ano.

Entre terça-feira (25) e sexta-feira (28) as possibilidades de temporais são grandes principalmente sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, litoral norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Além de pontos isolados sobre o Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará.
Os maiores potenciais para tempestades com fortes rajadas de vento e de trovoadas ficam por conta da sexta-feira (28), todo o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná têm previsão de tempestades bastante intensas. Outras localidades do Brasil também possuem esta previsão, contudo em menores intensidades, caso de Cuiabá/MT e Campos Grande/MS.

Vamos falar um pouquinho sobre o acumulado desta semana. O Sul do Brasil ficou alguns dias sem receber precipitação, o que vai mudar nesta semana, cidades como Santa Maria/RS, Concórdia/SC e Toledo/PR podem registrar mais de 40 mm. Contudo, áreas do leste do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, tem previsão de menos de 10 mm de chuva entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28).
Sobre o Sudeste, o Vale do Paraíba em São Paulo, boa parte de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro têm previsão de que o acumulado da semana seja superior aos 40 mm, em Belo Horizonte, por exemplo, a expectativa é de 45 mm, nas demais regiões a quantidade será menor não chegando a 15 mm.

A ZCIT segue provocando chuvas sobre Norte do Brasil e no litoral nordestino, nesta semana a capital manauara tem previsão de 100 mm de precipitação, esta possibilidade se estende para cidades do leste amazonense e oeste paraense. Nas demais regiões os acumulados ficam abaixo dos 50 mm e deverão ocorrer de maneira isolada, assim como a distribuição das chuvas durante os dias.
Por fim, o Nordeste também vai registrar chuvas, principalmente no litoral e na porção oeste da região. Os maiores volumes ficam por conta do litoral norte onde poderá chegar aos 50 mm em Fortaleza/CE, nas demais áreas do Nordeste, a quantidade não supera os 20 mm.