Dezembro começa com avanço de forte frente fria: alerta chuvas intensas, tempestades e queda das temperaturas

Sistema que se forma no fim de semana traz chuva forte, tempestades intensas e queda de temperatura em várias regiões.

tempestade
Previsão de densidade de raios do modelo ECMWF (em cores), às 21h do domingo, 1º de dezembro de 2024. As linhas brancas mostram a pressão atmosférica, evidenciando formação do ciclone associado ao sistema frontal.

Após os dias de calor intenso e o impacto da frente fria desta semana, o cenário atmosférico segue dinâmico. No próximo final de semana, uma nova frente fria promete trazer mudanças significativas no tempo, com chuvas volumosas, tempestades intensas e queda nas temperaturas em diversas regiões.

Calor antecede as tempestades no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul, que enfrentou chuvas e tempestades isoladas durante a semana, terá uma breve trégua no início do final de semana. No entanto, o próximo sistema frontal começa a influenciar o estado a partir do domingo (01), trazendo novas instabilidades.

As temperaturas mínimas no sábado (30) ficarão em torno de 18ºC, enquanto as máximas ultrapassam 30ºC em grande parte do estado, com calor mais intenso na região norte.

O domingo (01) será marcado por condições típicas de cenário pré-frontal, com temperaturas subindo de forma generalizada. Regiões como Campanha e Noroeste terão máximas acima de 30ºC, com destaque para cidades como Uruguaiana, Itaqui, São Borja e São Luiz Gonzaga, onde os termômetros podem ultrapassar 32ºC, alcançando até 34ºC. Santa Maria, na região central, deverá registrar máxima de 30ºC e Porto Alegre 29ºC. Enquanto isso, as áreas litorâneas permanecerão mais amenas, com temperaturas na casa dos 25ºC.

temperatura
Previsão de temperatura máxima (15h) domingo, 1° de dezembro de 2024, de acordo com o modelo ECMWF. Condição pré-frontal eleva as temperaturas no sul do país.

No domingo (01), um sistema de baixa pressão atmosférica ganha força na Argentina e avança em direção ao Rio Grande do Sul, favorecendo a formação de um ciclone. Esse fenômeno dará origem a instabilidades que devem resultar em tempestades intensas.

Alerta de tempestades severas

O final do domingo (01) exige atenção em todo o Rio Grande do Sul, com destaque para a região da Campanha e a fronteira oeste, que serão as primeiras áreas atingidas pelas instabilidades. O avanço do sistema frontal sobre o estado ao longo do dia trará tempestades intensas, especialmente durante a madrugada de segunda-feira, com uma faixa de impacto que se estenderá do noroeste ao sudeste do estado.

Atenção especial é necessária nas regiões oeste, central e Região Metropolitana de Porto Alegre durante a madrugada de segunda-feira (02). As rajadas de vento devem ser da ordem de 50 km/h no oeste, 60 km/h na Região Metropolitana de Porto Alegre e superiores a 70 km/h no nordeste do estado. Essas rajadas precedem a chegada de temporais que, ao longo da segunda-feira, avançarão em direção ao Sudeste do Brasil.

vento
Previsão de rajada de vento na madrugada de segunda-feira (3h), 2 de dezembro de 2024, de acordo com o modelo ECMWF.

Com deslocamento da frente fria ao longo da segunda-feira, o alerta se estende a outras áreas, incluindo o oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e o litoral de São Paulo. Nessas regiões, as condições serão favoráveis para temporais com chuvas intensas e ventos fortes.

Acumulados significativos de chuva estão previstos, sobretudo no norte/noroeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná. Os volumes podem ultrapassar 160 mm até a meia noite de terça-feira (3) em Erechim (RS) e 140 mm em Jesuítas (PR), aumentando os riscos de alagamentos e outros transtornos.

chuva
Previsão de chuva acumulada entre quarta-feira (27/11/2024) e a meia noite de terça-feira (02/12/2024), de acordo com o modelo ECMWF.

É essencial que a população se mantenha informada sobre as condições do tempo, acompanhando as atualizações meteorológicas e seguindo as orientações dos órgãos de defesa civil para assegurar a própria segurança e a de suas famílias.

Queda na temperatura

A partir de terça-feira (03), a massa de ar frio associada à passagem da frente fria causará uma queda acentuada nas temperaturas no Sul do país, com destaque para as mínimas. A maior parte do Rio Grande do Sul deve amanhecer com temperaturas abaixo dos 15ºC, com destaque para Caxias do Sul (RS), com 11ºC, e temperaturas mínimas abaixo de 10ºC na serra catarinense.

temp min
Previsão de temperatura mínima terça-feira (6h, 02/12/2024), de acordo com o modelo ECMWF.

Essa queda de temperatura trará alívio ao calor intenso dos dias anteriores, proporcionando sensação de frio pela manhã e à noite, mas durante a tarde as temperaturas devem subir, alcançando cerca de 26ºC. Essa é uma situação típica das estações da primavera, caracterizada por variações bruscas na temperatura.

A diferença entre temperatura máxima e a temperatura mínima é conhecida como amplitude térmica.

Variações bruscas nas variáveis meteorológicas durante as estações de transição, especialmente na primavera, representam verdadeiros desafios aos modelos meteorológicos de previsão do tempo. Não é raro que a saída dos modelos varie de uma rodada para outra nesta época. Acompanhe o tempo.com para atualizações da previsão e novos alertas, garantindo que você esteja sempre informado sobre as condições climáticas ao longo da semana!