Dezembro será um mês mais quente que o normal no Brasil. Há risco de novas ondas de calor?
Previsões climáticas para o Sudeste e Centro-Oeste indicam anomalias até 6°C acima da média em Dezembro. Embora o risco de ondas de calor históricas seja baixo, tudo indica que o mês continuará quente na região central do Brasil.
Após as várias ondas de calor que ocorreram nos últimos meses, é comum se questionar se algo assim pode acontecer denovo em Dezembro. Será que há chances de uma nova onda de calor durante as festas de fim de ano?
Quando falamos da previsão de temperaturas, há uma notícia boa e uma notícia ruim. A notícia boa é que, até o momento, não há indícios de uma nova onda de calor igual àquelas que vivenciamos nos últimos meses. A má notícia é que as temperaturas continuarão mais quentes que o normal. Vamos discutir isso com mais detalhes?
O que causou as ondas de calor? Isso pode acontecer de novo em Dezembro?
Um dos padrões meteorológicos que mais potencializou as altas temperaturas na região central do Brasil foi uma espécie de bloqueio meteorológico, que evitava o avanço de sistemas como frentes frias para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, a presença de uma região de alta pressão estacionada sobre o país resultou num tempo extremamente quente e seco.
Neste momento, no entanto, as previsões de curto e longo prazo não indicam a possibilidade de formação de um cenário deste tipo. As chuvas devem se manter regulares em todo o Sudeste e Centro-Oeste durante o mês de Dezembro, com um fluxo de umidade vindo da região Amazônica capaz de alimentar as tempestades. Além disso, frentes frias continuam avançando pelo país.
Com esse cenário meteorológico típico do verão no Brasil, a probabilidade de uma onda de calor similar àquelas registradas nos últimos meses cai consideravelmente. No entanto, isso não significa que não vai fazer calor.
As temperaturas se mantém acima da média em Dezembro?
Apesar de tudo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem continuar registrando temperaturas acima da média durante todo o mês. Estas temperaturas não devem atingir recordes históricos de máxima, mas pequenos períodos mais secos entre a passagem de sistemas transientes podem ocasionar temperaturas elevadas.
Em São Paulo capital, por exemplo, as temperaturas máximas vão subir ao longo da semana que vem. Os termômetros vão ficar acima dos 30°C, chegando a 33°C durante alguns dias. Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, as temperaturas máximas também ficam em torno dos 30°C.
No Centro-Oeste, as temperaturas conseguem atingir patamares mais elevados. Em Goiânia, as temperaturas máximas chegam a 35°C na semana que vem. Em Cuiabá e em Campo Grande, os termômetros podem chegar a 37°C.
A conclusão é que, embora não sejam temperaturas históricas, tudo indica que dezembro será um mês bastante quente, com pequenos períodos secos que podem sim causar problemas de saúde. Num geral, as previsões climáticas indicam a possibilidade de anomalias de até 6°C acima da média em pontos localizados do Sudeste e do Centro-Oeste.
Por isso, não deixe de se cuidar: beba bastante líquidos, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente no início da tarde), use roupas frescas e passe protetor solar.