Do frio ao calor e ao frio novamente: Região Sul vai enfrentar intensa gangorra térmica nas próximas semanas

Haja saúde! Em três semanas, a Região Sul enfrenta uma intense massa de ar polar, seguida de onda de calor, e depois uma nova onda de ar frio. Santa Catarina e Paraná serão os estados onde essas mudanças serão mais sentidas.

A forte massa de ar frio que atuou na semana passada, trazendo temperaturas negativas, precipitação invernal e até episódios de neve ao Sul no Brasil, vem perdendo força, e as temperaturas estão entrando em elevação. Curitiba, por exemplo, após ter registrado máxima de apenas 15°C na última terça-feira, chegará aos 29°C na tarde deste domingo, e passará dos 31°C ao longo da semana.

As baixas temperaturas da semana passada ocorreram após a passage de uma frente fria, com a predominância de ventos soprando de sul e transportando ar gelado das latitudes polares em direção ao sul do nosso país. Já na semana que vai se iniciar, o cenário é totalmente diferente: com o estabelecimento de um bloqueio sobre o Brasil Central, os ventos na região vão soprar predominantemente de norte, trazendo portanto ar mais quente do interior do país sobre os estados do Sul.

Calor predomina no Sul até o final da semana, mas nova rodada de frio vem aí

Esta condição de tempo quente e estável vai predominar em grande parte do Sul brasileiro ao longo da próxima semana. Apenas na metade sul do Rio Grande do Sul, o encontro dos ventos quentes soprando de norte com um ar mais frio sobre o Uruguai deve trazer instabilidades e chuvas persistentes, que podem gerar grandes acumulados (acima de 100 mm) até a próxima quarta-feira. Nas demais áreas da Região Sul, é o sol e o tempo mais seco que irão marcar a semana. As temperaturas seguirão em elevação, mas não guardem os cobertores ainda: uma nova massa de ar frio deve atuar nos três estados, a partir da quinta-feira (22)!

Como parte do Rio Grande do Sul manterá muita variação de nebulosidade e chuvas nos próximos dias, a temperature apesar de quente deve ser mais amena ao longo da semana. Em Porto Alegre, as maiores máximas, em torno de 29°C devem ocorrer na quarta-feira (21), justamente antes da passage da frente fria. Já em Santa Catarina e Paraná, o calor será maior, com cidades como Chapecó (SC) e Londrina (PR) tendo tardes de temperatura superior a 32°C.

A passagem da frente estenderá a chuva, que na semana ficou restrita apenas ao sul gaúcho, para outras áreas da Região Sul. A sexta-feira (23) será de chuva moderada a forte em Porto Alegre, e um pouco mais fraca, mas constante, em Florianópolis e Curitiba. Após a frente e a chuva, volta o frio!

previsão, temperatura, anomalia semanal
O modelo ECMWF mostra a semana de 19 a 26 de agosto com mais calor que o normal em grande parte da Região, Sul, exceto próximo ao Uruguai e Argentina, por conta da nebulosidade e chuvas (mapa da esquerda). Já na semana seguinte (26 de Agosto a 02 de setembro), todo o Sul será tomado por anomalias negativas de temperatura novamente.

Enquanto o período de 19 a 26 de agosto será de calor acima da media em grande parte da região Sul (anomalias superiores a 3°C entre o Paraná e o leste de Santa Catarina, ou seja, nestes locais deve fazer mais de 3°C acima da temperatura comum para essa época do ano), o padrão é oposto na semana de 26 de agosto a 02 de setembro, onde toda a Região Sul registrará temperaturas até 2°C abaixo da média.

Na última semana de agosto, Curitiba volta a máximas em torno dos 14°C no fim de semana de 24 e 25 de agosto, e temperaturas negativas devem voltar a ser registradas nas cidades mais altas, como São Joaquim-SC (previsão atual é de -2°C de mínima na terça, 27 de agosto). É importante ressaltar que estamos apresentando uma previsão para muitos dias à frente, portanto estes valores podem não se confirmar. O frio virá, mas sua real intensidade só será melhor conhecida nos dias mais próximos do evento.

Com esta verdadeira gangorra térmica, nunca é demais reforçar os cuidados com a saúde! É preciso evitar exposição às horas mais quentes ou frias do dia, beber muita água e manter a alimentação balanceada. Além, é claro, de acompanhar a atualização das previsões aqui na Meteored para estar sempre preparado pras mudanças!