É assim que fica o tempo na Semana dos Namorados no Brasil
O padrão de bloqueio atmosférico continua ao longo da Semana dos Namorados, mas com previsão de chuvas em algumas áreas do Brasil. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Um padrão de bloqueio atmosférico se mantém nos próximos dias, até pelo menos o fim da Semana dos Namorados, que será caracterizada pelo tempo seco em praticamente todo o Brasil, com previsão de chuvas somente nos extremos norte, leste e sul do país.
Confira a seguir a previsão do tempo por região do país.
Região Sul
O padrão de bloqueio atmosférico afeta toda a Região Sul mantendo o tempo firme e ensolarado durante todos os dias. No entanto, algumas áreas ficam com o tempo nublado e tem até previsão de chuva em algum momento do dia.
Nesta segunda-feira (10), uma região de cavado acoplado a uma frente fria, deixa o tempo nublado na Campanha e parte do Sul do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco entre Bagé, Pelotas e Camaquã a partir do fim da manhã, com maior probabilidade de ocorrência no período da noite.
Para o restante da Região Sul, o destaque fica para a grande amplitude térmica que proporciona uma madrugada, início da manhã e noite com ligeira sensação de frio, e calor entre o fim da manhã e o meio da tarde. O calor será mais sentido nos estados de Santa Catarina e do Paraná, onde as máximas podem chegar aos 30°C.
Na terça-feira (11), a região de cavado continua atuando e até o meio da tarde, o tempo fica nublado e frio na metade sul do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva fraca, novamente, entre Bagé, Pelotas e Camaquã. Oeste, região Central e boa parte do Campanha, tem previsão de sol a partir do fim da manhã.
Devido a atuação de uma massa de ar frio no oceano e dos ventos de leste, o ar frio consegue trazer uma condição mais amena para o estado de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, para o sul e leste do Paraná.
Na quarta-feira (12), no Dia dos Namorados, não há previsão de chuva, mas o pela manhã o tempo fica nublado em praticamente toda a faixa leste da Região Sul, com abertura de sol a partir do fim do período.
Sensação de calor para o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e boa parte do Paraná, com exceção do sul e da região de Curitiba.
A semana termina com previsão do tempo muito semelhante ao dia anterior, com a diferença que o tempo fica nublado durante parte da manhã somente no leste de Santa Catarina.
Região Sudeste
Padrão de bloqueio atmosférico durante o inverno climatológico tira completamente as chuvas do Sudeste e contribui para uma maior amplitude térmica, caracterizando sensação de frio na madrugada, início da manhã e noite, com calor entre o meio da manhã e o meio da tarde.
Essa condição se mantém ao longo de toda a semana, com aumento da nebulosidade somente para o nordeste do estado de Minas Gerais, onde há possibilidade de chuva fraca e pontual na quinta (13) e na sexta-feira (14).
Na quarta-feira (12), no Dias dos Namorados, as temperaturas variam de 13 a 27°C em São Paulo, de 20 a 26°C no Rio de Janeiro, de 13 a 26°C em Belo Horizonte e de 18 a 28°C em Vitória.
Região Centro-Oeste
Para a região Centro-Oeste, o tempo seco continua, com céu praticamente sem nuvens e grande amplitude térmica, com máximas passando facilmente dos 30°C e mínimas abaixo dos 20°C.
Essa condição é condicionada por uma atmosfera com baixa umidade. Assim, o índice mínimo da umidade relativa do ar na semana pode variar de 20% a 30%.
Região Nordeste
Nessa época do ano, todo o interior e porção norte do Nordeste tem um padrão mais seco e ensolarado, com maior frequência das chuvas no leste da Região. Essa será a característica da Semana dos Namorados, mas com pouca previsão de chuva.
Previsão de chuva mais intensa, somente na tarde da segunda-feira (10) na região de São Luís no Maranhão. Nos dias seguintes, o tempo firme e ensolarado volta a predominar.
Na faixa leste nordestina, até a terça-feira (11), o céu fica mais nublado e com possibilidade de chuva fraca e de curta duração pela manhã no leste da Bahia entre Ilhéus, Jequié, Lage e Salvador, e de Recife até Natal, sendo estes últimos com menor probabilidade de chuva.
Na quarta-feira (12), o potencial de chuvas aumenta no leste do Nordeste, mas a precipitação ainda acontece com fraca intensidade entre Salvador e Natal, com tempo mais firme a partir da tarde e entre Maceió e a capital do Rio Grande do Norte. Em Aracaju, o tempo fica nublado, mas sem ocorrência de chuva. Já em Salvador, há previsão de chuva fraca ao longo de todo o dia, com maior probabilidade no período da noite.
A semana termina com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade desde o norte da Bahia até a capital João Pessoa. As chuvas mais expressivas e abrangentes acontecem na região de Aracaju, Maceió e Recife, mas sem potencial para transtornos.
Região Norte
No Norte, o tempo firme predomina ao longo de toda a semana em praticamente toda a Região, algo normal nesta época do ano. As temperaturas atingem máximas em torno dos 30°C ao longo de toda a semana.
As chuvas ocorrem somente no extremo norte da Região, com previsão de pancadas praticamente todos os dias a partir da tarde em Belém, com exceção da quarta-feira (12), quando as chuvas ocorrem de forma muito isolada.
Já no em Macapá, a previsão é de chuva ao longo do dias, mas, com uma boa notícia, justamente no Dia dos Namorados, o tempo firme predomina.
Em Manaus, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas a partir da tarde, com maior probabilidade e intensidade somente na quinta-feira (13).