É assim que o tempo fica durante o fim de semana: chuvas intensas em alguns lugares, estiagem em outros
Enquanto no Norte e no litoral nordestino as chuvas continuam intensas, no centro do país o tempo ficará extremamente seco, com ventos intensos. Além disso, o calor pode começar a retornar para a região Sul.
A semana já está sendo bastante agitada, meteorologicamente falando, em praticamente todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu diversos avisos meteorológicos para diferentes regiões do país, e alguns desses avisos podem se prolongar durante os próximos dias.
Por isso, caso você esteja planejando aproveitar o final de semana, fique atento aos diversos destaques meteorológicos que as previsões indicam para este sábado (13) e domingo (14) a seguir.
Tempestades no Extremo Norte do país continuam
Pancadas de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos 60 km/h podem atingir o extremo norte do país, em parte como resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Previsões indicam que tempestades continuarão se formando em boa parte do Amazonas, de Roraima e do Amapá ao longo deste fim de semana, com acumulados de até 75 mm de chuva.
Especialmente nas áreas urbanas, existe risco de corte de energia elétrica e de alagamento, além de queda de galhos de árvores devido às rajadas de vento e descargas elétricas (raios) durante tempestades. As pancadas de chuva se formam predominantemente durante a tarde, e devem ser rápidas.
Chuvas continuam se formando no litoral do Nordeste
Especialmente no litoral da Paraíba e de Pernambuco, existe um aviso vigente para chuva volumosa, com risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em encostas propensas a tal risco. Essa situação é causada especialmente pelo transporte de umidade do oceano, e pode dificultar a vida de quem pretende passar o fim de semana na praia.
Chuvas continuam se formando no litoral durante o fim de semana, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também podem atingir o litoral norte do Maranhão com acumulados altos de chuva. No interior, no entanto, não há previsão de chuvas significativas e o tempo permanece seco e ensolarado.
Ventanias fortes continuam no Nordeste
Especialmente durante a manhã, está havendo condições para formação de rajadas de vento intensas em praticamente toda a extensão do Nordeste. Embora a situação seja benéfica para centrais de energia eólica, pode ocasionar queda de galhos de árvores em pessoas e residências.
Os ventos se sustentam por volta de 40 km/h e podem chegar a velocidades de até 60 km/h, atingindo especialmente alguns trechos do litoral, a divisa entre Piauí e Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Tempo permanece muito seco na região central do país
Enquanto isso, na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste, interior da região Nordeste e sul da região Norte, não há previsão de chuvas, as temperaturas aumentarão gradualmente ao longo dos próximos dias e as tardes permanecem ensolaradas e com pouca nebulosidade.
Com essa situação, cai também a umidade relativa do ar, que num geral varia entre 30% e 20%, mas pode chegar até a 15% em alguns municípios - Um valor similar ao que se é observado no Deserto do Saara. Além de aumentar o risco de incêndios florestais, a baixa umidade relativa também prejudica a saúde, agravando especialmente quadros de doenças respiratórias.
Temperaturas voltam a subir no Sul do país
Há, no momento, alertas de onda de frio na região Sul, com temperaturas pelo menos 5ºC abaixo da média por período de vários dias e ocorrência de geada. Embora as chuvas continuem se formando na região durante o sábado e o domingo, as temperaturas tendem a aumentar durante o fim de semana.
As mínimas ainda serão baixas no sábado de madrugada, mas no domingo elas já permanecerão predominantemente acima dos 10ºC, e o risco de geadas cai significativamente durante o fim de semana. Ao longo da próxima semana, as temperaturas vão continuar subindo na região Sul, com máximas de até 26ºC.
Para não ser pego de surpresa neste fim de semana, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.