Espírito Santo: 46 cidades estão em alerta de ‘perigo’ para chuvas intensas, incluindo a capital Vitória
Esta semana será marcada por tempo instável e chuvas intensas no Espírito Santo, que podem acumular até 270 mm no litoral norte do estado. 46 cidades estão em alerta de ‘perigo’ para altos acumulados, incluindo a capital Vitória.
Essa semana que se inicia será marcada pelo tempo instável e por chuvas intensas sobre o Espírito Santo, com acumulados elevados que podem chegar a 270 milímetros em localidades do litoral norte do estado até a próxima sexta-feira (1º de novembro).
Acompanhe abaixo os detalhes da previsão para esta semana na região.
Alerta de chuva forte e altos acumulados no Espírito Santo
Uma circulação de alta pressão atmosférica sobre o oceano Atlântico contribui para o transporte de umidade do mar para dentro do continente, em direção ao leste da Região Sudeste do Brasil, potencializando as chuvas no Espírito Santo.
Já no início da manhã da terça-feira (29), as instabilidades atingem praticamente todo o território capixaba. Ao decorrer da tarde, as chuvas se intensificam, e elas podem ocorrer com forte a moderada intensidade no final da tarde e início da noite em áreas do litoral leste do estado.
No início da manhã da quarta-feira (30), as instabilidades continuam afetando toda a região, mas ocorrerão de forma mais intensa em áreas do centro-leste do estado. No final da manhã e durante a tarde, as chuvas devem se concentrar mais no norte, nordeste e noroeste do Espírito Santo. Durante a noite, as chuvas reduzem bastante em quase todo o território capixaba.
O último dia de outubro no estado vai ser marcado por chuvas de até moderada intensidade no início da tarde em áreas do noroeste, do norte e do litoral norte. Ao decorrer desta quinta-feira (31), a previsão indica a ocorrência de chuvas fracas nas demais áreas do estado.
Chegando ao final da semana, a sexta-feira (1º de novembro) ainda será de tempo instável no Espírito Santo. No início da manhã, são esperadas chuvas apenas no norte do estado, as quais podem ser mais intensas em localidades do litoral norte.
Contudo, a partir do final da manhã e início da tarde, as instabilidades novamente ganham força e chove em todo o território. Essas chuvas devem acontecer com até forte intensidade em áreas do meio-oeste e do centro-norte do estado. Durante a noite, as instabilidades diminuem bastante e não há previsão de chuvas significativas.
Os acumulados até a noite de sexta-feira (1º) devem chegar até aos 270 milímetros no litoral norte do Espírito Santo, como por exemplo, em Conceição da Barra. Na capital Vitória devem ser registrados 112,4 mm. Em São Mateus, no norte do estado, deve acumular 217,9 mm; em Pedro Canário, no litoral norte, 151,2 mm; em Jaguaré, no norte, 124 mm; em Linhares 90,8 mm e em Vila Velha 56,1 mm. Os menores acumulados devem ser observados em toda a faixa oeste do estado.