EUA: 2022 com previsão de mais tornados do que nos anos anteriores!
Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, a ocorrência de fortes tempestades e tornados aumenta. Mas, as previsões de uma temporada extremamente ativa deixam os meteorologistas em alerta.
Em 1º de março começou a primavera climatológica no Hemisfério Norte e, com os dias mais quentes, vem a temporada de tempestades. Tempo severo e tornados podem ocorrer em qualquer época do ano, mas os ingredientes para fortes tempestades e grandes tornados se reúnem com mais frequência no centro dos EUA durante março, abril e maio. É por isso que os meteorologistas consideram esses meses como uma estação de clima severo.
No início de março, os meteorologistas do AccuWeather divulgaram suas previsões e preveem que este ano pode ser caracterizado por um número maior de tornados e tempestades do que se desenvolveu nos últimos anos. Para fazer essas previsões, especialistas analisam os padrões climáticos atuais e os comparam com as condições que predominaram em anos anteriores, quando havia padrões climáticos semelhantes. Este método ajuda os meteorologistas a prever o que acontecerá no futuro, estudando o passado.
Entre 120 e 170 tornados estão previstos para ocorrer em solo nos EUA em março, o que pode dobrar a média de longo prazo do mês de 80 tornados, segundo o Storm Prediction Center (SPC) da NOAA. O Centro também esclarece que pode haver alguns grandes eventos em março, concentrados nas planícies do centro-sul e nos estados da Costa do Golfo durante a segunda metade do mês.
Abril parece bastante extremo. A previsão é de que ocorram entre 200 e 275 tornados neste mês, significativamente mais do que o ocorrido em abril passado, quando foram registrados 73 tornados, e bem acima da média de 155 eventos. As médias de longo prazo são baseadas em dados de tornados de 1991 a 2010, de acordo com o SPC. Além disso, as tempestades também devem começar a se mover para o leste. Essa mudança estará relacionada a dois grandes fatores: a expansão das condições de seca em Four Corners e High Plains, e uma mudança na corrente de jato que influenciará a área onde as tempestades severas podem se desenvolver.
Finalmente, eles preveem um total de 1.350 a 1.475 tornados nos EUA em 2022, bem acima da média anual de 1.253. Se esse cenário ocorrer, também poderá ser a maior contagem de tornados desde 2019, quando 1.517 tornados foram registrados.
Tornados cada vez mais a leste?
"Tornado Alley" é um termo cunhado em 1952 usado para se referir a uma área onde há um alto potencial para o desenvolvimento de tornados. Neste caso, a área abrange uma faixa das planícies do sul até as planícies do norte dos EUA, incluindo o centro do Texas, grande parte de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Dakota do Sul. Em seu flanco oeste, este tradicional Tornado Alley inclui trechos do leste do Colorado e do leste do Novo México e, no lado oposto, uma estreita faixa de Iowa.
E embora essa área ainda seja conhecida por esse nome, as tendências de tornados nos últimos anos provocaram um debate entre os meteorologistas sobre se a área com maior quantidade de tornados não deveria ser redefinida. Nas últimas décadas, essas tempestades parecem estar se desenvolvendo mais a leste, com tornados se tornando mais frequentes nos vales do Mississippi e do Tennessee.