Eventos extremos de chuva: ZCIT e Atlântico aquecido favorecem chuvas volumosas no Norte e no Nordeste do Brasil
A chuva tem sido intensa sobre a metade norte do país, algo que deve persistir nos próximos dias e gerar transtornos e prejuízos em algumas localidades do Nordeste e do Norte.
Com a atuação de um canal de umidade associado a uma distante frente fria no oceano Atlântico, a chuva tem ocorrido de maneira intensa no litoral da Bahia nessas últimas 24 horas, em que foram registrados mais de 90 milímetros em Ilhéus, segundo o INMET.
Por enquanto, as chuvas têm ocorrido de maneira bem localizada nas áreas costeiras do estado, o que gera grande preocupação quanto ao excesso de umidade em um pequeno intervalo de tempo, há potencial para transtornos e prejuízos relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra.
Mesmo que perdendo intensidade com o afastamento do corredor de umidade, as chuvas tendem a continuar nos próximos dias sobre as áreas costeiras baianas, inclusive, há previsão de volumes significativos para o Recôncavo Baiano. Até o finalzinho desta semana, são esperados mais de 100 milímetros em Salvador.
Alerta de chuvas intensas
Ao longo desta semana, esperam-se volumes elevados sobre boa parte da metade norte brasileira, o que abrange as regiões Norte e Nordeste. Além desse canal de umidade atuando no litoral baiano, outro grande destaque é a forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um outro motivo bastante pertinente com relação a esses eventos extremos de precipitação é a alta temperatura registrada no Atlântico.
Com o oceano Atlântico mais aquecido, sistemas como frentes frias e áreas de baixa pressão atmosférica ganham mais força e se tornam até mais persistentes, o que gera o maior potencial para eventos extremos de chuva. Na costa da Bahia, por exemplo, a anomalia de temperatura tem ultrapassado a casa de 2°C acima do normal.
Falando de volume acumulado na metade norte do país, para esses próximos dias são esperados volumes elevados principalmente sobre o Amazonas, Roraima, Amapá, partes do Pará, sobre o norte do Maranhão e do Piauí, norte do Ceará e na faixa leste nordestina, em especial sobre a Bahia.
Até a sexta-feira (19) à noite são esperados altos volumes de precipitação acumulada, com acumulados que podem ultrapassar facilmente a casa dos 100 milímetros além de tempo severo com ventos trovoadas e descargas elétricas, não se descartando o risco para transtornos relacionados principalmente a alagamentos e erosão do solo.
Vale ressaltar que o tempo instável deve ser destaque ao longo de toda essa semana em partes do Norte do Nordeste, além dos sistemas meteorológicos bem configurados como a ZCIT, e o Atlântico aquecido, a condição de atmosfera quente e úmida é suficiente para gerar as pancadas rápidas diariamente.
Mesmo que de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e calor, são esperadas as pancadas em forma até de tempo severo, onde a maior preocupação vem junto com o potencial para descargas elétricas que podem gerar danos e nos casos mais graves até a morte.