Feriado tempestuoso no Sul: Até quando as chuvas continuam?
O feriado prolongado da independência promete ser chuvoso. O INMET emitiu alerta de tempestades para toda a região Sul. A chuva atinge também estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Depois dos desastres registrados nos últimos dias, o feriado já se iniciou com alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para toda a região Sul. Tempestades vão se formar na região ao longo dos próximos dias, como resultado da atuação de uma região de baixa pressão e da formação de uma frente fria.
Os volumes de chuva podem chegar a 100 mm por dia, com ventos intensos e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em todos os estados do Sul.
Também há risco de rajadas de vento intensas de até 100 km/h, especialmente na região litorânea. A intensificação dos ventos pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla em todo o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Previsão para cada dia do feriado prolongado
Nesta quinta-feira (07), tempestades já se formam em todo o Rio Grande do Sul. Os acumulados altos de chuva e as rajadas de vento intensas devem causar transtorno em vários municípios do Estado gaúcho ao longo do dia.
Na sexta-feira (08), as chuvas avançam para outros estados, atingindo também Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e até a porção oeste de São Paulo. As rajadas de vento não serão tão intensas, mas os acumulados altos de chuva podem causar problemas nestes Estados.
Ao longo do sábado (09), as chuvas finalmente se desintensificam. As nuvens se dispersam no Rio Grande do Sul e faz sol durante a tarde. Ainda assim, nos demais estados a nebulosidade continua alta e chuvas fracas se formam ao longo do dia, inclusive na região litorânea e metropolitana de São Paulo.
Por fim, no domingo (10), nuvens voltam a se formar no Rio Grande do Sul, causando chuvas fracas localizadas, mas nenhuma tempestade intensa. A situação é similar no litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde há previsão de chuvas fracas. Nos demais municípios, o tempo seco predomina.
Vale lembrar que esse é um panorama geral, e que as previsões podem variar de município para município. Então, para não ser pego de surpresa, não deixe de conferir a previsão da sua cidade específica aqui no site da Meteored | Tempo.com.