Fim da onda de calor começa na quinta-feira: massa de ar frio avança pela Região Sul e afeta outras regiões do Brasil

Uma frente fria que está avançando pela região Sul trará uma queda nas temperatura a partir de quinta-feira, afetando todo o Sul e parte do Sudeste. Em alguns municípios, as temperaturas caem 10°C ou mais.

Boa parte do Brasil Central continua sem previsão de chuva nos próximos dias. Enquanto a primavera não traz chuvas, o calor intenso com dias ensolarados resulta em temperaturas que podem superar os 40°C em várias cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa onda de calor será duradoura e intensificada pela aproximação da frente fria.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo devido à onda de calor, com temperatura 5°C acima da média por período de 03 até 05 dias, e também para baixa umidade relativa, variando entre 20% e 12%. Há risco acentuado de incêndios florestais e piora de quadros de saúde.

Em Cuiabá, os termômetros chegam a 42°C por pelo menos quatro dias consecutivos. As capitais Campo Grande e Goiânia também podem chegar aos 40°C durante a tarde nos próximos dias.

Previsão de temperaturas máximas na quarta-feira.
Previsão de temperaturas máximas na quarta-feira mostra que as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste vão registrar 40°C ou mais (representado por cores acinzentadas no mapa).

No Sudeste, São Paulo capital pode registrar máxima de 36°C na quinta-feira (26), enquanto no Rio de Janeiro capital os termômetros chegam a 35°C. Ao noroeste do Paraná, as temperaturas podem chegar a 40°C, e mesmo no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul as máximas permanecem em torno dos 35°C.

Frente Fria e massa de ar frio farão as temperaturas caírem

Felizmente, uma frente fria que está avançando neste momento pela região Sul deve fazer as temperaturas caírem ao longo dos próximos dias. O sistema começará formando chuvas intensas sobre a região sul e também parte do Centro-Oeste e do Sudeste.

Após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio avança pelo país, fazendo as temperaturas caírem. A queda das temperaturas começa a ser sentida no Rio Grande do Sul durante a quinta-feira (26), mas se torna mais expressiva na sexta-feira (27) em todo o Sul do país e também no litoral e região metropolitana de São Paulo.

Na sexta-feira (27), as máximas no norte do Paraná já estarão em torno dos 30°C. O tempo continua quente, porém com termômetros cerca de 10 graus mais baixos do que o registrado nos dias anteriores.

Em São Paulo capital, as máximas caem para 20°C no sábado. Em comparação com os 36°C que estão previstos para Quinta-feira, isso representa uma queda de pelo menos 15 graus.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira mostra uma queda expressiva das temperaturas em toda a região Sul e também em São Paulo (compare com o mapa anterior).

Durante a madrugada do Sábado e do Domingo, temperaturas mínimas próximas dos 10°C serão registradas na região Sul, em boa parte de São Paulo e também no sul fluminense e no sul mineiro, regiões próximas do Vale do Paraíba. Termômetros podem chegar a valores inferiores em alguns municípios mas, neste momento, não há previsão de geadas em nenhum município.

Previsão de temperaturas mínimas no domingo.
Previsão de temperaturas mínimas no domingo mostra termômetros em torno dos 10°C no Sul e no Sudeste. Municípios pontuais podem até registrar temperaturas menores (cores esverdeadas).

Infelizmente, a região mais afetada pelas secas e pelo calor intenso, na porção Central do país, ainda será pouco afetada pela passagem da frente. Ainda assim, o sistema já pode causar um impacto positivo em alguns municípios, ocasionando a formação de chuvas.

Ao longo da semana que vem, no entanto, as temperaturas devem subir novamente na região Sul e Sudeste. Em outras palavras, teremos uma queda das temperaturas durante o final de semana, mas o frio não será duradouro e nem persistente.

EM RESUMO, uma frente fria que está avançando pela região Sul trará uma queda nas temperatura a partir de quinta-feira (26) para o Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (27), a massa de ar frio afetará todo o Sul e o litoral de São Paulo. No norte do Paraná, as máximas cairão para 30°C, e em São Paulo capital, para 20°C. As mínimas, durante a madrugada, ficarão próximas dos 10°C no final de semana em várias regiões.

Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.