Fim da onda de calor começa na quinta-feira: massa de ar frio avança pela Região Sul e afeta outras regiões do Brasil
Uma frente fria que está avançando pela região Sul trará uma queda nas temperatura a partir de quinta-feira, afetando todo o Sul e parte do Sudeste. Em alguns municípios, as temperaturas caem 10°C ou mais.
Boa parte do Brasil Central continua sem previsão de chuva nos próximos dias. Enquanto a primavera não traz chuvas, o calor intenso com dias ensolarados resulta em temperaturas que podem superar os 40°C em várias cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa onda de calor será duradoura e intensificada pela aproximação da frente fria.
Em Cuiabá, os termômetros chegam a 42°C por pelo menos quatro dias consecutivos. As capitais Campo Grande e Goiânia também podem chegar aos 40°C durante a tarde nos próximos dias.
No Sudeste, São Paulo capital pode registrar máxima de 36°C na quinta-feira (26), enquanto no Rio de Janeiro capital os termômetros chegam a 35°C. Ao noroeste do Paraná, as temperaturas podem chegar a 40°C, e mesmo no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul as máximas permanecem em torno dos 35°C.
Frente Fria e massa de ar frio farão as temperaturas caírem
Felizmente, uma frente fria que está avançando neste momento pela região Sul deve fazer as temperaturas caírem ao longo dos próximos dias. O sistema começará formando chuvas intensas sobre a região sul e também parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
Após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio avança pelo país, fazendo as temperaturas caírem. A queda das temperaturas começa a ser sentida no Rio Grande do Sul durante a quinta-feira (26), mas se torna mais expressiva na sexta-feira (27) em todo o Sul do país e também no litoral e região metropolitana de São Paulo.
Na sexta-feira (27), as máximas no norte do Paraná já estarão em torno dos 30°C. O tempo continua quente, porém com termômetros cerca de 10 graus mais baixos do que o registrado nos dias anteriores.
Em São Paulo capital, as máximas caem para 20°C no sábado. Em comparação com os 36°C que estão previstos para Quinta-feira, isso representa uma queda de pelo menos 15 graus.
Durante a madrugada do Sábado e do Domingo, temperaturas mínimas próximas dos 10°C serão registradas na região Sul, em boa parte de São Paulo e também no sul fluminense e no sul mineiro, regiões próximas do Vale do Paraíba. Termômetros podem chegar a valores inferiores em alguns municípios mas, neste momento, não há previsão de geadas em nenhum município.
Infelizmente, a região mais afetada pelas secas e pelo calor intenso, na porção Central do país, ainda será pouco afetada pela passagem da frente. Ainda assim, o sistema já pode causar um impacto positivo em alguns municípios, ocasionando a formação de chuvas.
Ao longo da semana que vem, no entanto, as temperaturas devem subir novamente na região Sul e Sudeste. Em outras palavras, teremos uma queda das temperaturas durante o final de semana, mas o frio não será duradouro e nem persistente.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.