Fim da onda de calor? Mudança de padrão e chegada do frio está prevista para os próximos dias no centro-sul do Brasil!

A onda de calor tem gerado temperaturas acima do normal para o outono em boa parte do centro-sul do país, mas o padrão pode mudar nos próximos dias com previsão de chegada do frio.

temperaturas
Temperaturas acima do normal para o outono continuam gerando estresse térmico nas pessoas. Fim de semana ainda será muito quente.

A intensa onda de calor que tem gerado temperaturas acima do normal na maior parte do centro-sul do país tem chamado a atenção por semanas consecutivas devido ao padrão de bloqueio atmosférico que tem impedido o avanço das frentes frias que chegam ao Sul do Brasil, mas não conseguem avançar para o Sudeste e para o Centro-Oeste.

Onda de calor que gera temperaturas acima do normal do centro-sul do país pode estar com os dias contados. Será que o frio do outono de fato deve chegar? Muita gente está aguardando por isso ansiosamente!

Com dias secos, ensolarados e sem muita presença de nebulosidade, tem sido impossível segurar o aumento das temperaturas principalmente a tarde. Aliás, nesta época do ano é até comum noites, madrugadas e manhãs mais frias, e tardes ainda relativamente quentes, mas o problema é que até os períodos que seriam mais frios estão abafados.

Calorão no final de semana

Apesar do friozinho registrado pelo INMET no sul gaúcho na manhã de hoje, a previsão ainda é de temperaturas mais elevadas nas demais áreas do Sul, e principalmente no Sudeste e do Centro-Oeste. No período da tarde, o calorão toma conta de áreas desde o oeste do Paraná até Minas Gerais e Mato Grosso.

calor
Onda de calor ainda chama a atenção neste final de semana em boa parte do país. Máximas de 35°C devem ser registradas no interior brasileiro.

A onda de calor não vai embora por enquanto, pois o quadro de seca vai permanecer no Brasil central nos próximos dias. No final de semana esse calor acima do normal ainda estará em bastante evidência, como é o caso de Mato Grosso do Sul com máximas que podem passar até dos 35°C. O calorão pode ser observado em todas as áreas em vermelho escuro mapa acima.

No domingo (12), Dia das Mães, o predomínio do sol e o calor intenso ainda será o destaque, o que inclusive, será aproveitado por muita gente que decidir comemorar a data no litoral. Em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, a máxima prevista é de 34°C, mesma temperatura esperada no Rio de Janeiro, que deve registrar uma sensação térmica ainda maior.

Padrão muda na próxima semana?

Bom, se a previsão é de muito calor no final de semana e existe uma mudança de padrão à vista, quando de fato isso deve acontecer? Será que o frio do outono enfim chega?

A previsão é que na segunda-feira (13) uma massa de ar frio comece a avançar pelo Sul do Brasil de maneira mais abrangente. Inclusive, a temperatura máxima que já deve chamar a atenção, tende a ficar abaixo dos 20°C em todo o Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o que vai mostrar o que está por vir ao longo da semana no centro-sul brasileiro.

Aliás, ao que tudo indica, a segunda-feira tende a registrar a mínima invertida, ou seja, depois das máximas baixas a tarde, a menor temperatura do dia deve ser registrada à noite, com termômetros já em torno de 7°C na campanha gaúcha. Na madrugada seguinte, terça-feira (14), o frio se espalha mais ainda pelo Rio Grande do Sul e chega até a serra catarinense, mas o risco de geada ainda é baixo.

frio
A temperatura máxima prevista é baixa na tarde de terça-feira (14) com avanço de massa de ar frio. Termômetros tendem a ficar na casa dos 17°C em cidades de Mato Grosso do Sul.

Na terça, por volta do meio-dia, a expectativa é que o friozinho avance mais pelo centro-sul do país, em que a temperatura máxima pode parar na casa dos 17°C no oeste de Mato Grosso do Sul, é uma queda muito expressiva comparado aos 35°C anteriores. Aliás, essa queda de temperatura não vai ser registrada apenas no interior do país, mas no leste de São Paulo isso também já vai chamar a atenção.

sp
Quadro mostra a previsão do tempo para a cidade de São Paulo nos próximos dias, em que haverá uma variação de temperaturas significativa.

Na capital paulista, mesmo sem previsão de chuva significativa, a mudança do tempo será brusca. Na segunda um calorão de 31°C e na terça máxima de apenas 22°C. O friozinho não será muito duradouro, mas o calor também não! Apesar da gradual elevação na quarta (15) e na quinta (16), o repique do frio vem logo em seguida como mostra o quadro acima.

Riscos de geada e fim da onda de calor?

Ao longo da próxima semana, conforme o friozinho for avançando pelo centro-sul do país, cria-se a expectativa em cima do risco de geada no Sul e o fim da onda de calor no Sudeste e no Centro-Oeste. Será que isso vai mesmo acontecer?

Como o frio tende a ficar mais abrangente no Sul do Brasil já a partir do comecinho da semana, a projeção é que a temperatura continue caindo com o passar dos dias, e na madrugada de quarta-feira (15) tem um potencial para ocorrência de geadas em pontos mais altos da campanha gaúcha e em pontos das serras do RS e de SC.

O risco de geada se torna maior nos próximos dias, em especial no sábado (18) com a continuidade da área de alta pressão atmosférica mantendo o tempo estável, seco e as baixas temperaturas pela manhã devido à massa de ar frio. São esperadas mínimas abaixo de 4°C não só nas áreas serranas e na campanha, como o frio chega também ao planalto do Paraná pela primeira vez em 2024.

Risco de geada aumenta no final da próxima semana com avanço do frio pelo Sul do Brasil. Planalto do Paraná pode registrar as primeiras geadas de 2024 com mínimas abaixo de 4°C no dia 18 de maio.

Já com relação ao término da onda de calor, existe apenas uma projeção de redução das áreas mais afetadas pelas altas temperaturas nos próximos dias. O que isso quer dizer? O calorão vai persistir?

anomalia
Anomalia de temperatura para o período de 13 a 20 de maio mostra o avanço da massa de ar frio e redução da onda de calor sobre o centro-sul. Fonte: ECMWF

Com o avanço da massa de ar frio pelo centro-sul do país, a tendência é que o calorão perca intensidade sobre o Paraná, sobre partes de São Paulo, sobre Mato Grosso do Sul principalmente, até sobre o oeste de Mato Grosso, porém, nota-se no mapa acima que as anomalias de temperatura vão se manter acima dos 3°C pelo menos até o dia 20 de maio sobre o norte paulista e sobre boa parte de Minas Gerais.