Fim de semana: Brasil com pouca chuva, ar polar e uma frente fria
Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria e pela atuação da primeira massa de ar polar do ano. Esses sistemas continuam atuando ao longo do fim de semana e contamos aqui o que esperar.
O outono começou de forma mais tardia com o avanço da primeira massa de ar polar do ano pelo centro-sul do Brasil, que contribuiu para a ocorrência de um evento histórico da ocorrência de mais precoce em 24 anos no Sul do país, na região da Serra Catarinense em Bom Jardim da Serra.
Esse sistema polar se afasta para o oceano ao longo do fim de semana e a intensidade do frio diminui no centro-sul do Brasil. Outro destaque é a atuação de uma frente fria no estado da Bahia que favorece o tempo instável em parte do estado, além de favorecer o posicionamento de outros sistemas de chuva no centro-norte do país.
Regiões Sul e Sudeste
No sábado (22), devido a atuação da massa de ar polar mais no oceano, a circulação dos ventos de leste é favorecida e há o aumento da nebulosidade desde o nordeste do Rio Grande do Sul, até o sul do estado de São Paulo, passando também pela porção central de Santa Catarina. Essa nebulosidade é mais densa no período da manhã e ao longo do dia fica mais esparsa, permitindo o surgimento do sol. Não há possibilidade de chuva em nenhuma parte da Região Sul.
No Sudeste, a presença da frente fria no sul da Bahia favorece a formação de uma região de cavado mais para o interior da Região. Assim, o céu fica nublado no Espírito Santo e em praticamente todo o estado de Minas Gerais, com tempo mais firme nas regiões de divisa com o estado de São Paulo, que por sua vez fica com tempo firme ao longo de todo o dia.
Há previsão de chuva fraca e pontual na porção nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. No período da tarde, pancadas são esperadas somente na região do Triângulo Mineiro.
Sensação de frio pela manhã em todo o Sul e Sudeste, com temperaturas amenas em boa parte entre o fim da manhã e o meio da tarde. O calor no período da tarde atinge o norte e oeste do estado de São Paulo e o extremo norte de Minas Gerais.
No domingo (23), a massa de ar polar se desloca mais para o oceano e um pouco para o sul, mas mantém o mesmo padrão de influência no centro-sul do país. Tempo nublado pela manhã no nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul de São Paulo, sem ocorrência de chuva. O céu fica mais limpo a partir do fim da manhã e o sol predomina em toda a Região Sul.
Sudeste, com tempo firme e ensolarado em todo o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro ao longo do dia. Tempo mais fechado em Minas Gerais e no Espírito Santo, com sol aparecendo a partir do fim da manhã e manutenção do tempo fechado no nordeste mineiro.
Em relação às temperaturas. Não há novidades. Sensação de frio pela manhã e a partir do fim da tarde, com temperaturas agradáveis ao longo do dia e sensação de calor somente no noroeste paulista, no Triângulo Mineiro e no norte de Minas Gerais.
Região Nordeste
Tanto o sábado (22) quanto o domingo (23), há o predomínio de tempo firme em praticamente toda a Região, com frente fria e ventos de leste, deixando o tempo instável no estado da Bahia até o Alagoas.
No sul da Bahia, as chuvas ocorrem com moderada a forte intensidade nas regiões próximas ao Espírito Santo, em Porto Seguro até as proximidades de Vitória da Conquista. O tempo fica nublado com chuva fraca alternando com períodos de melhoria no restante do leste baiano, em Sergipe e no estado de Alagoas.
O ar frio consegue proporcionar ligeira sensação de frio no sul da Bahia até as localidades ao sul de Salvador.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o fim de semana será de tempo firme em praticamente toda a Região, com tempo fechado no estado do Mato Grosso, onde chuvas de fraca a moderada intensidade podem ocorrer de forma isolada já pela manhã.
No período da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer com temporais, atingem a metade norte do Mato Grosso no sábado (22). No domingo (23), as chuvas se tornam mais isoladas e acontecem com menor intensidade, podendo atingir a metade norte e o sudeste do Mato Grosso, o sul de Goiás e o extremo norte do Mato Grosso do Sul.
Região Norte
Um mesmo padrão para os dois dias do fim de semana. Tempo firme no leste do Pará e no Tocantins, com muita nebulosidade ao longo do dia no restante da Região, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo pela manhã entre o Amazonas e o Pará e, a partir da tarde, na forma de pancadas também no Acre, Rondônia, Roraima e no Amapá.