Fim de semana: chuvas persistentes no Nordeste e pancadas no Sul
Nos próximos dias o padrão de distribuição da precipitação se mantém praticamente o mesmo, com chuva na porção centro-norte do país, sendo mais intensas no Nordeste. No entanto, pancadas isoladas voltam a ocorrer na Região Sul. Confira os detalhes.
Apesar da mudança das condições do tempo em boa parte do leste das regiões Sul e Sudeste por conta do aumento do transporte de umidade e, consequentemente, da ocorrência de precipitação fraca em decorrência da atuação de uma massa de ar mais frio no oceano, as chuvas mais expressivas vêm ocorrendo nas regiões Norte e Nordeste e na porção norte do Centro-Oeste. Já no Sudeste, somente o centro-norte e leste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo, vem registrando precipitação mais volumosa.
Nos próximos dias, a previsão de volumes mais expressivos se mantém para o centro-norte do país, com alertas para o Nordeste. No entanto, pancadas isoladas voltam a ocorrer em parte da Região Sul.
Destaques e alertas para o sábado
Tempo nublado e com chuva isolada pela manhã em praticamente toda a Região Norte, no estado da Bahia e interior do Piauí e do Maranhão, e no estado de Goiás. Chuvas de até forte intensidade ocorrem nas áreas nordestinas, com alerta para o sul baiano na região de Porto Seguro até o norte do Espírito Santo, onde são esperados chuvas volumosas, principalmente na porção litorânea.
Por volta de meados da tarde, as instabilidades se espalham mais pelas regiões Norte e Nordeste e ganham intensidade, levando potencial para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas. Os maiores acumulados são esperados para a região entre o estado do Amazonas e Rondônia, no oeste, norte e sul da Bahia.
Na Região Sul e no Sudeste, o predomínio é de tempo firme, com ocorrência de pancadas a partir da tarde somente no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na faixa leste que vai do nordeste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens, com previsão de chuva fraca e isolada pela manhã somente no leste de Santa Catarina e do Paraná.
Destaques e alertas para o domingo
O potencial de precipitação diminui no centro-norte do país devido ao afastamento do sistema frontal mais para o oceano. Mesmo assim, há muita nebulosidade nas regiões Norte e Nordeste, no centro-norte de Minas Gerais e na porção norte do Centro-Oeste.
Pela manhã, ocorrência de chuvas isoladas no oeste nordeste e entre os estados do Mato Grosso, Goiás e Tocantins. No leste da Bahia, há potencial para chuva fraca.
No período da tarde, o mesmo processo se repete com o desenvolvimento das instabilidades que levam potencial para tempestades pontuais no sul e oeste da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão, no norte de Goiás e no Tocantins. Na porção norte, desde o Ceará até o Amapá, as chuvas se tornam mais abrangentes e há potencial de transtornos.
Já nas regiões Sul e Sudeste, o tempo firme predomina durante boa parte do dia. No entanto, a partir de meados da tarde, instabilidade associadas a uma região de cavado na Região Sul, provocam pancadas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul e no meio-oeste de Santa Catarina.
Mais para o fim do dia, as instabilidades se espalham por todo o território catarinense, leste do Paraná e região metropolitana de Porto Alegre, com potencial para tempestades no norte do Rio Grande do Sul e no sul catarinense.