Fim de semana chuvoso em boa parte do Brasil

Neste fim de semana a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul irá se manter. Assim, as chuvas mais volumosas se concentram no Sudeste e no Centro-Oeste. Enquanto no Sul e no leste do Nordeste o tempo seco predomina.

No fim de semana de Carnaval há previsão de chuva para boa parte do Brasil. Será que vai atrapalhar? No Sul o tempo firme predomina.

No primeiro fim de semana de Março, ou melhor, no fim de semana de Carnaval, o sistema característico do verão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ficará atuante ao longo do fim de semana. Todos os fatores estarão presentes: a Alta da Bolívia, centralizada entre a Bolívia e o Peru, o Vórtice do Nordeste com seu centro mais ao leste de Região e um cavado (prolongamento de uma área de baixa pressão) no Sudeste. O que forma um corredor de umidade desde o leste da Amazônia até o leste paulista e o estado do Rio de Janeiro. Agora vamos ver como fica a previsão do tempo.

Previsão do tempo

No sábado (02) uma massa de ar seco atuar sobre o Sul do Brasil e o tempo firme predomina. No início da manhã ainda há ligeira sensação de frio, mas no decorrer do dia as temperaturas se elevam e faz calor. Previsão de pancadas de chuva isolada e de curta duração no fim da tarde no leste e norte pioneiro no estado Paraná, e mais para a noite no leste catarinense.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo fica instável devido à presença da ZCAS. Pela manhã há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no norte do Mato Grosso, em Goiás, no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, norte e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Na parte da tarde, as chuvas se espalham e passam a ocorrer também em todo o estado do Mato Grosso, norte e leste do Mato Grosso do Sul, em todo o território paulista, na porção mais central de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Há alerta de chuva forte no leste paulista e no Rio de Janeiro. Para a noite de desfile em São Paulo, o tempo não atrapalha, somente há previsão de chuva fraca para o início do evento.

No Norte e Nordeste, as chuvas mais volumosas se concentram na faixa norte que vai desde o leste do Amapá até o norte do Rio Grande do Norte, e ocorrem ao longo do dia alternando com período de melhoria. Na parte da tarde, pancadas de chuva forte estão previstas para a metade sul dos estados do Piauí e do Maranhão, e para as regiões próximas de Juazeiro do Norte. Do sul da Bahia até Recife, o tempo firme predomina.

No domingo (03), mais um dia de tempo firme em toda a Região Sul. O friozinho das primeiras horas do dia continua, mas logo as temperaturas se elevam e a sensação é de calor já no fim da manhã. Previsão de chuva isolada e de curta duração no fim da tarde e início da noite no leste do Paraná e de Santa Catarina.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo instável se mantém. No entanto, pela manhã há previsão de chuva fraca somente no norte de Goiás e do estado do Mato Grosso. Já no Rio de Janeiro no Vale do Paraíba e no litoral norte de São Paulo, há previsão de chuva moderada. Na parte da tarde, passa a chover em boa parte dessas regiões, com tempo firme somente no norte de Minas Gerais, metade norte do Espírito Santo, no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Alerta de chuva forte para o leste paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para a noite de desfile das escolas cariocas, as primeiras horas podem ser atrapalhadas por chuva de moderada a forte intensidade. No restante do evento, há previsão de chuva fraca.

No Norte e Nordeste, sem grandes mudanças, as chuva continua a ocorrer ao longo do dia na faixa norte do país. A única mudança está prevista para a faixa leste, que vai de Salvador até Natal, onde há previsão de chuva pela manhã e no fim da tarde, que ocorre com forte intensidade somente em Maceió e Recife.