Fim de semana com alerta de muita chuva entre São Paulo e o Paraná

A atuação de uma frente fria e a formação de uma baixa pressão contribuem para o tempo instável em parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os maiores volumes e potencial para transtornos estão entre o Paraná e o estado de São Paulo.

chuva, São Paulo, Paraná
Neste fim de semana há alerta de chuva volumosa entre o Paraná e o estado de São Paulo, com risco de alagamento e inundações.

Uma frente fria avança pela Região Sul nos últimos dias, provocando uma mudança tão esperada por todos através da chuva e, principalmente da queda das temperaturas. A precipitação ocorreu de forma mais regular no leste e nordeste do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e do Paraná até o dia de ontem (27). Já as temperaturas, proporcionaram um grande alívio e nesta manhã as mínimas variam em sua maioria entre 15°C e 17°C na Região Sul.

Para este fim de semana, o destaque fica para a persistência do tempo instável para o elevado volume entre os estados de São Paulo e do Paraná, no qual podem sofrer transtornos como alagamentos e inundações.

As chuvas volumosas entre o Paraná e São Paulo

No sábado (29), devido à formação de baixa pressão próximo à costa do Sudeste, as instabilidades ganham reforço e, consequentemente, as chuvas ocorrem com moderada a forte intensidade pela manhã no sul, oeste e noroeste de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista e nas regiões de divisa com o Paraná. Nas demais regiões paulista, tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca. Já no restante do território paranaense o tempo fica nublado e chove com menor intensidade, com possibilidade de ocorrer de forma moderada no leste e noroeste do estado.

O modelo ECMWF prevê volumes muito elevados até o domingo, que pode ser considerado um exagero. No entanto, não se descarta acumulados de até 150 mm nas regiões.

No período da tarde, a precipitação se mantém, reduzindo de intensidade, com exceção para o sul e leste de São Paulo, onde ocorrem com força levando aumentar o risco para alagamentos e inundações. No norte do estado, passa a chover de forma mais abrangente e até com moderada intensidade mais próximo do fim do dia e de noite. No Paraná, chuva mais pesada na região da Serra do Mar e litoral, que diminui ao longo da noite. Nas demais regiões, chuva fraca sem potencial para transtornos.

No domingo (30), a precipitação mais intensa se concentra no estado de São Paulo, com chuvas de moderada à forte intensidade ocorrendo no noroeste e região central e de divisa com o Paraná. No norte e leste paulistas, chove com fraca a moderada intensidade. Ao longo da tarde, o tempo instável e as chuvas continuam, com redução da intensidade no norte e oeste paulista. Já na região central, metropolitana da capital e no sul, há alerta de precipitação intensa com potencial para alagamento e inundações. No período da noite, as chuvas diminuem e há possibilidade de chuva moderada no norte do estado.

O modelo GFS já apresenta volumes bem menores de no máximo 100 mm entre o Paraná e São Paulo. Uma quantidade mais coerente, mas que não descarta o risco de transtornos como alagamentos e inundações.

No Paraná, bastante nebulosidade pela manhã em todo o estado e chuva fraca na maioria das localidades do norte e do leste. Nas regiões mais próximas da divisa com São Paulo, entre Londrina e Ourinhos, há a possibilidade de chuva forte já na primeira parte do dia. No período da tarde, as chuvas ganham intensidade no norte e ocorrem com de forma fraca no sul, sudoeste e leste. Potencial para transtornos somente na região do Norte Pioneiro durante a noite.