Fim de semana com alerta de tempestades com potencial para transtornos nas regiões Sul e Sudeste
Previsões indicam que o tempo se inicia firme e ensolarado no Sul neste sábado (02), mas uma frente faz as tempestades retornarem no domingo (03). Também há possibilidade de chuvas expressivas no Sudeste.
Seguem atuando, ao longo desta quinta-feira (29), um cavado na região Sul e uma baixa pressão no litoral da região Sudeste. Estes sistemas continuam causando tempestades, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade para o Sul e também São Paulo, com chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já nessa sexta feira (01), com o deslocamento dos sistemas meteorológicos, o tempo passa a ficar predominantemente seco e ensolarado no Sul, enquanto pancadas de chuva e tempestades se formam em praticamente todo o Sudeste, especialmente durante a tarde e a noite.
Sábado: tempo firme no Sul e tempestades atingem o Sudeste
Neste sábado (02), a tendência é de que o tempo permaneça firme e seco em toda a região Sul. Há apenas possibilidade de chuvas fracas e localizadas nas regiões mais litorâneas, onde a nebulosidade se mantém alta.
No Sudeste, o tempo fica mais firme também em São Paulo, onde o tempo permanece predominantemente seco e há apenas possibilidade de chuvas fracas no extremo leste. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no entanto, a previsão é de pancadas de chuva moderadas que, localmente, podem causar pequenos alagamentos.
Domingo: tempestades retornam ao Sul com o avanço de uma frente fria
No domingo (03), o destaque fica para o avanço de um sistema frontal pela região Sul. Ao longo do dia, tempestades podem se formar no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também Paraná, com possibilidade de tempo severo que pode ocasionar cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As maiores probabilidades de chuva intensa ocorrem no Rio Grande do Sul.
Na região Sudeste, o oposto acontece. O tempo continua firme em São Paulo, e volta a ficar estável e seco no Rio de Janeiro e também em grande parte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Só há possibilidade de chuvas expressivas no norte de Minas Gerais, incluindo Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce; além do extremo norte do Espírito Santo. Nessas regiões, não se descarta a possibilidade de pequenos transtornos e alagamentos.
Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques, e também áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros. Os melhores abrigos sempre serão construções sólidas de alvenaria e edifícios.