Fim de semana com alertas de tempestades no Sudeste, Centro-Oeste e Norte
Calor típico de verão e umidade mantém o risco de tempestades em boa parte do Brasil e o potencial de transtornos, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Confira os detalhes e alertas da previsão.
Nos últimos dias, as chuvas voltaram a ocorrer na Região Sul de forma mais abrangente e com até forte intensidade nos três estados, mas atingindo mais Santa Catarina e o Paraná. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, as instabilidades continuaram a se formar, mas provocando chuvas mais pontuais em São Paulo, no Rio de Janeiro e na região da Zona da Mata em Minas Gerais. Entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorreram com maior abrangência e volume.
Nos próximos dias, as chuvas voltam a se concentrar mais nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, mantendo e aumentando o potencial de chuvas intensas e tempestades. A seguir, confira os detalhes e os alertas para o fim de semana.
Alertas e destaques para o sábado
Uma região de cavado atua entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no início da manhã contribui para a ocorrência de chuvas de fraca a moderada intensidade no norte de São Paulo, no oeste da região do Triângulo Mineiro e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Na Região Norte, chuvas também ocorrem no início da manhã, mas com forte intensidade entre o Pará e o Amazonas e entre Rondônia e o Acre. Já no norte paraense e no Amapá, chuvas mais abrangentes devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No decorrer da manhã, as chuvas reduzem na Região Norte, com exceção no norte do Pará e no Amapá, onde a atuação da ZCIT continua. No Mato Grosso do Sul, as chuvas mais de até moderada intensidade no oeste do estado. Já no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, há a redução da precipitação, no entanto, no oceano, uma baixa pressão se forma, proporcionando chuvas mais intensas do sul paulista até a Baixada Santista. Na região metropolitana de São Paulo, a nebulosidade começa a se adensar.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades começam a se espalhar e a ganhar intensidade deixando em alerta para chuvas intensas e tempestades até o início da noite todo o estado de São Paulo, a porção central e sul do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, todo o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e o sul de Goiás. A região de Belo Horizonte fica em alerta no período da noite.
Na Região Norte, as instabilidades se formam em boa parte, mas provocando pancadas mais isoladas, que podem ocorrer como tempestades em Rondônia, no Acre, no Amazonas, no Amapá, no Pará e no norte do Tocantins.
Alertas e destaques para o domingo
O domingo (12) é mais um dia de tempo instável, com chuvas ocorrendo já pela manhã de até forte intensidade no norte de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, entre Goiás e Tocantins e entre o sudeste do Mato Grosso e o nordeste do Mato Grosso do Sul. As chuvas mais intensas ocorrem no território paulista.
Como no dia anterior, as instabilidades começam a se desenvolver e a ganhar força a partir do fim da manhã, proporcionando alertas de chuvas intensas e de tempestades até o início da noite. Há alerta para todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, todo o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul e norte de Goiás.
Entre o meio da tarde e o fim do período, há alerta especial para o risco de chuvas muito intensas na região de Belo Horizonte e no estado do Rio de Janeiro, principalmente na região serrana fluminense. No decorrer da noite, as chuvas perdem intensidade.
Na Região Norte, chuvas mais intensas atingem o Amazonas, o Acre, o Amapá e o norte do Pará, onde, nestas duas últimas áreas, a ZCIT continua influente, principalmente no território amapaense.